Praça Carlos Alberto
Esta praça homenageia o Rei Italiano Carlos Alberto de Savóia, que esteve hospedado no Palácio dos Viscondes de Balsemão durante o início do seu exilo.
Praça Carlos Alberto
Praça Carlos Alberto

Pode-se dizer que esta praça era um entroncamento de onde saiam os caminhos para Braga e Guimarães da Porta do Olival, assim denominada a Porta das Muralhas Fernandinas. Assim sendo, o nome desta praça começou por se chamar "Largo dos Ferradores", pois era daqui que saíam as montadas para longos caminhos.

Mudança do nome

Tinha outra denominação com que era popularmente conhecida por "Feira das Caixas", pois aqui se faziam e comercializavam caixas para bagagens para os Emigrantes com destino ao Brasil. O nome desta praça mudou finalmente em 1849, após o falecimento do Rei, para a atual denominação.

Esta praça é pequena mas de grande valor urbanístico, como por exemplo alberga edificações como Imóvel de Interesse Público, o grande e conhecido Hospital da Ordem de Nossa Senhora do Carmo, Palacete dos Viscondes de Balsemão, e o Teatro Carlos Alberto, localizado nas imediações da Praça.

Veja Também

  • Veja outros pontos de interesse
  • Outras localidades deste concelho Porto

Localização

Coordenadas GPS: N 41 08.915' W 008 36.951'  (41.14858, -8.61585)
Vitória, publicado em por