Muralha, Cerca Velha ou Muralha Românica são as três denominações deste pano de muralha que envolve o morro da Sé, que tem a sua origem hoje identificada como obra romana do século III, reconstruída no século XII.
Esta Muralha Primitiva tinha quatro portas denominadas como da Vandoma, São Sebastião, Santa Ana ou Arco de Santa Ana, e por última a da Mentiras. As três primeiras foram demolidas sucessivamente em 1855, 1819 e 1821, sendo a última de data desconhecida da sua demolição.
Este ponto está situado na localidade Sé, na freguesia Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.
(Distância: 56 m W)
Chafariz construído no largo da Sé, com uma imagem do Anjo São Miguel, que posteriormente passou para a parte lateral, a atual posição.
(Distância: 78 m W)
Esta é uma das duas capelas existentes de um conjunto de oratórios, pertencentes ao Convento dos Grilos, que introduziram nas ruas onde a procissão passava durante a Quaresma.
(Distância: 109 m E)
A construção da Sé teve o seu início na primeira metade do século XII e terminou no início do século XIII, de estilo romântico, e sofreu várias alterações ao longo dos séculos.
(Distância: 119 m E)
Este edifício foi edificado entre os séculos XVII e XVIII com a finalidade de habitação dos Condes de Azevedo. De estilo neoclássico, a fachada caracteriza-se pela sua sobriedade e imponência.
(Distância: 120 m SW)
A Casa do Cabido, situada no largo da Sé, pertence ao conjunto do Paço Episcopal da Sé. Foi construída no século XVI para haver uma separação dos cónegos e do bispo.
(Distância: 129 m E)
Este templo religioso, edificado em 1457, faz parte da zona histórica, e está priviligiado por estar ao lado do maior e mais visível pano das Muralhas Fernandinas.
(Distância: 137 m SW)
Deveu-se ao Bispo do Porto D. Frei João Rafael de Mendonça mandar demolir o antigo paço para surgir um novo, obras que se prolongaram por vários anos.
(Distância: 144 m W)
Torre Medieval, Torre da Cidade ou Torre da Rua de D. Pedro de Pitões, mais conhecida por Torre de Pitões, encontrando-se à frente da Sé do Porto.
(Distância: 160 m SW)
Construída no século XVII, na Rua Escura, foi transferido em 1940 para o local atual, o Largo do Dr. Pedro Vitorino, ficando encostado à parede do recinto da Sé.
(Distância: 182 m S)
Este Recolhimento de Ferro está anexado à igreja, e por isso era ocupado por meninos do coro da catedral, mas quando estes abandonaram o edifício foi novamente ocupado por mulheres sem possibilidades e viúvas pobres.