Igreja de Santa Clara
Igreja de Santa Clara
Igreja de Santa Clara
Igreja de Santa Clara

Este templo religioso goza de uma zona privilegiada, fazendo parte da zona histórica, por estar ao lado do maior e mais visível pano das Muralhas Fernandinas. A edificação da igreja como do mosteiro é de 1457. O mosteiro, sendo feminino pertencente as freiras franciscanas clarissas, veio substituir um outro mais pequeno e modesto do século XIII.

Este facto deveu-se ao agregado das freiras, entre os séculos XV e XVI, com a supressão de outros conventos mais pequenos de outras localidades, levando com elas as suas rendas. Com a morte da última freira, em finais do século XIX, este mosteiro foi extinto, o que provocou a degradação deste edifício.

A fachada, que incluiu as duas portas da igreja (esquerda), e do convento (direita), em que a da igreja é do ano 1697, foi influenciada pela época do barroco, tendo sido reformulada no século XVIII e aparecendo com elementos renascentistas, como as colunas salomónicas e capitéis coríntios. No interior, a igreja está toda coberta de talha dourada da primeira metade do século XVIII.

O conjunto igreja/mosteiro está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Coordenadas GPS: N 41 08.560' W 008 36.545'  (41.14267, -8.60908)

Temas / Tags

, publicado em por