Situada mesmo ao lado da estação de São Bento, a Igreja dos Congregados inicialmente destinava-se à Confraria de Santo António de Lisboa.

Origem da Igreja

Igreja dos Congregados
Fachada da Igreja

Situada mesmo ao lado da Estação de São Bento, a Igreja dos Congregados inicialmente destinava-se à Confraria de Santo António de Lisboa. A igreja teve a sua origem numa pequena capela iniciada em 1662 e finalizada em 1680.

Anteriormente a Congregação tinha doado o terreno da capela ao Município na condição de este erguer um templo religioso.

Realizou-se então a construção da capela, mas a Confraria de Santo António nunca viria aqui instalar-se. Tal se deve a que o município viria a doar, segundo condicionantes, a favor dos padres da Congregação de São Filipe de Nery dos Clérigos Reformados do Oratório. Entretanto estes viriam a construir a igreja e as dependências conventuais dos Congregados. O conjunto eclesiástico teve início em 1690 e terminou em 1703.

Venda de Parte do Convento

Com a extinção das Ordens Religiosas em 1834, a parte conventual, torre e sacristia, viriam a ser vendidas a um particular. A igreja acabou por ser profanada e, em 1836, acabava por ser entregue à Confraria de Santo António de Lisboa. Pouco tempo depois estes tomaram o referido templo e abriram as portas ao culto, mantendo-se o nome dos Congregados.

Fachada

A fachada coberta de azulejos apresenta uma austera e imponência do barroco dos finais do século XVII, e está dividida em dois pisos. O primeiro com a porta principal em arco de volta perfeita assente em pilastras terminadas por pirâmides com esferas, sobrepujado por um frontão interrompido, a qual ao centro apresenta um escudo coroado com o monograma do Mariano. A ladear, duas janelas gradeadas de verga reta. É encimada por um frontão curvo.

No piso superior rasgam-se três janelões rematados por dois frontões curvos nas laterais e ao centro por um frontão triangular. A fachada finaliza com um frontão triangular, o qual apresenta um nicho com uma escultura do Santo António, sendo este rematado por uma cruz latina.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 08.770' W 008 36.646'  (41.14617, -8.61077)

Temas / Tags

, publicado em por