Construída no século XVI, esta casa foi edificada no sentido de haver uma separação dos cónegos e do bispo, pois até à data viviam em comunidade num pequeno paço-mosteiro.
Entretanto, em 1708, com o falecimento do então bispo do Porto, o Cabido entendeu que a casa já não se ajustava às necessidades, mandando por isso demoli-la. Somente em 1917 é que a construção da nova casa surgiu, o que ainda hoje existe.
Edifício de construção retangular, de três pisos, em que o primeiro, inicialmente previsto, era para receber os cereais. O segundo, divido em cinco compartimentos correspondentes às janelas, são aposentos. Também aqui foi instalado o tesouro da Sé.
O terceiro piso, considerado o nobre do edifício, é formado por três compartimentos, o anticabido, o cartório e a sala capitular.
Este ponto está situado na localidade Sé, na freguesia Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.
(Distância: 34 m S)
Deveu-se ao Bispo do Porto D. Frei João Rafael de Mendonça mandar demolir o antigo paço para surgir um novo, obras que se prolongaram por vários anos.
(Distância: 43 m W)
Construída no século XVII, na Rua Escura, foi transferido em 1940 para o local atual, o Largo do Dr. Pedro Vitorino, ficando encostado à parede do recinto da Sé.
(Distância: 47 m NW)
Torre Medieval, Torre da Cidade ou Torre da Rua de D. Pedro de Pitões, mais conhecida por Torre de Pitões, encontrando-se à frente da Sé do Porto.
(Distância: 68 m NE)
Chafariz construído no largo da Sé, com uma imagem do Anjo São Miguel, que posteriormente passou para a parte lateral, a atual posição.
(Distância: 74 m W)
O Convento dos Grilos ou Igreja e Colégio de S. Lourenço foi edificado no século XVI pelos Jesuítas, em estilo maneirista, pertencendo ao Colégio da Companhia de Jesus.
(Distância: 86 m N)
Esta é uma das duas capelas existentes de um conjunto de oratórios, pertencentes ao Convento dos Grilos, que introduziram nas ruas onde a procissão passava durante a Quaresma.
(Distância: 120 m NE)
Muralha, Cerca Velha ou Muralha Românica, este pano de muralha envolve o morro da Sé e tem a sua origem como obra romana do século III, reconstruída no século XII.
(Distância: 181 m SE)
Este Recolhimento de Ferro está anexado à igreja, e por isso era ocupado por meninos do coro da catedral, mas quando estes abandonaram o edifício foi novamente ocupado por mulheres sem possibilidades e viúvas pobres.
(Distância: 192 m SE)
Um edifício da segunda metade do século XVIII, segue uma arquitectura barroca de planta retangular, constituído por uma nave e capela-mor.
(Distância: 204 m SW)
Situada na zona histórica do Porto, a sua construção ocorreu entre os anos 1785 e 1790 tendo sido o cônsul inglês como mentor na sua edificação, com o apoio financeiro da comunidade aí sediada.