Também denominada Capela Nossa Senhora de Agosto, inicialmente situava-se em frente à Sé mas, com o alargamento do terreiro, a capela foi deslocada com o desmantelamento em 1936 e reconstrução em 1953 para a atual localização.
A primitiva capela era do século XVI (1554/1555), pertencente à Irmandade dos Alfaiates, que têm como padroeiros e protetores São Bom Homem e Nossa Senhora de Agosto.
De planta retangular, é precedida por um adro, limitado por uma guarda de ferro. A fachada principal é constituída por uma porta maneirista com um arco de volta perfeita ladeada por colunas estriadas. Este portal está encimada por um nicho com a imagem de Nossa Senhora de Agosto. Nesta, existe uma grande janela com grade de ferro.
O interior, de nave única, é coberta por uma abóbada abatida de cruzaria em granito. Ao centro da capela-mor, o retábulo de linhas maneirista é composto por um conjunto de oito tábuas com episódios da vida da Virgem e do Menino.
Este pequeno Templo está considerado como Monumento Nacional desde 1927.
Este ponto está situado na localidade Sé, na freguesia Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.
(Distância: 131 m W)
Este edifício foi edificado entre os séculos XVII e XVIII com a finalidade de habitação dos Condes de Azevedo. De estilo neoclássico, a fachada caracteriza-se pela sua sobriedade e imponência.
(Distância: 144 m SW)
Este templo religioso, edificado em 1457, faz parte da zona histórica, e está priviligiado por estar ao lado do maior e mais visível pano das Muralhas Fernandinas.
(Distância: 154 m W)
A construção da Sé teve o seu início na primeira metade do século XII e terminou no início do século XIII, de estilo romântico, e sofreu várias alterações ao longo dos séculos.
(Distância: 166 m N)
O Real Teatro de São João, assim denominado, foi erguido em 1794, sendo o seu interior semelhante ao Teatro de São Carlos em Lisboa.
(Distância: 171 m N)
Templo edificado na segunda metade do século XVIII, em 1759, foi dedicado a Nossa Senhora do Terço de que, até então, a imagem era venerada num oratório próximo da atual igreja.
(Distância: 220 m SW)
A construção das Muralhas deveu-se ao facto de, no séc. XIV, o Porto ter uma grande expansão urbana.
(Distância: 248 m W)
Muralha, Cerca Velha ou Muralha Românica, este pano de muralha envolve o morro da Sé e tem a sua origem como obra romana do século III, reconstruída no século XII.
(Distância: 287 m SW)
Este Recolhimento de Ferro está anexado à igreja, e por isso era ocupado por meninos do coro da catedral, mas quando estes abandonaram o edifício foi novamente ocupado por mulheres sem possibilidades e viúvas pobres.
(Distância: 301 m SW)
Um edifício da segunda metade do século XVIII, segue uma arquitectura barroca de planta retangular, constituído por uma nave e capela-mor.
(Distância: 303 m W)
Chafariz construído no largo da Sé, com uma imagem do Anjo São Miguel, que posteriormente passou para a parte lateral, a atual posição.