Infante Dom Henrique
Nascido no Porto em 1394, é o quinto filho do Rei D. João I de Portugal e da princesa inglesa, Dona Filipa de Lencastre. Morreu em 1460 com sessenta e seis anos.
Estátua do Infante Dom Henrique
Estátua do Infante Dom Henrique

A todos nacionais e originários das diversas partes do mundo, vos saúdo!

Sei que sou muito recorrido para denominar muitas ruas e pelas várias tentativas da minha imagem através de estátuas por esse país fora. Na verdade, e por muito estranho que pareça, sou mais conhecido que o meu próprio irmão, D. Duarte, o Rei de Portugal, e por isso sou conhecido como o Infante, título destinado a todos os irmãos do Rei.

Apesar de suscitar algumas dúvidas quanto ao local do meu nascimento, é na verdade atribuído ao Porto em 1394, sendo eu o quinto filho do Rei D. João I de Portugal e da princesa inglesa, Dona Filipa de Lencastre. A casa onde nasci está a duzentos metros a sul desta minha posse. Contudo sou conhecido pelo meu pensamento aventureiro de que o mundo não se limitava só à Europa, acreditando na existência de um mundo maior.

Estátua do Infante Dom Henrique
Estátua do Infante Dom Henrique

Assim dei o meu contributo ao Reino de Portugal que permitiu que eu fosse o grande impulsionador da expansão portuguesa através dos descobrimentos. Cheguei mesmo a influenciar o meu pai numa campanha da conquista de Ceuta, na costa norte africana, junto precisamente ao estreito de Gibraltar, permitindo ao Reino de Portugal o controle das rotas marítimas entre o Atlântico e o Levante.

Isto foi o início, dado que, depois da conquista de Ceuta, retirei-me para o sul do Reino, mais concretamente para Lagos. Dali dirigia as expedições, inicialmente sobre o Atlântico seguindo-se para África, Oriente e assim sucessivamente. Acabei por fazer de Lagos não só o centro das minhas expedições como formei uma escola de navegação.

Estátua do Infante Dom Henrique
Estátua do Infante Dom Henrique

Morri em 1460 com sessenta e seis anos, tendo dado a conhecer à Europa, nos inícios do século XV, de que havia mais mundo para além desta parte da terra. Agora, passados cinco séculos, sinto-me lisonjeado pelo reconhecimento do mundo a virem-me prestar homenagem por tal proeza.

Estou a apontar para o desconhecido, com o pequeno mundo nos calcanhares, podendo assim dizer, com todo o meu orgulho, que tenho o Mundo aos meus pés!

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade São Nicolau
ou neste concelho Porto
Outras localidades deste concelho Porto

Localização

Coordenadas GPS: N 41 08.478' W 008 36.894'  (41.14130, -8.61490)

Temas / Tags

São Nicolau, publicado em por