As pessoas, numa tentativa de fugirem para Vila Nova de Gaia, sobrecarregaram as barcas e estas afundaram juntamente com as pessoas.
Esta homenagem consiste em um painel quadrangular de baixo relevo em bronze protegido por um alpendre em ferro assente em duas consolas, constituindo assim uma manifestação artística neoclássica da cidade do Porto fora do normal. Está datado de 1897.
A porta existente mesmo ao lado das Alminhas é pertencente a uma das Muralhas Fernandinas.
Este ponto está situado na localidade São Nicolau, na freguesia Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.
(Distância: 90 m E)
Os dois Pilares da Ponte Pênsil, ou D. Maria II, são o que resta de uma ponte que ligava as duas margens do rio Douro entre o Porto e Vila Nova de Gaia.
(Distância: 104 m NE)
Um edifício da segunda metade do século XVIII, segue uma arquitectura barroca de planta retangular, constituído por uma nave e capela-mor.
(Distância: 105 m E)
A Ponte D. Luís é uma das 7 pontes que ligam as duas margens do Rio Douro, tendo sido feita entre 1881-87, com dois tabuleiros e em estrutura metálica.
(Distância: 118 m NE)
Este Recolhimento de Ferro está anexado à igreja, e por isso era ocupado por meninos do coro da catedral, mas quando estes abandonaram o edifício foi novamente ocupado por mulheres sem possibilidades e viúvas pobres.
(Distância: 172 m W)
Situada no centro histórico do Porto, uma das praças mais antigas, tornou-se num verdadeiro ex-libris urbanístico, comercial, paisagístico, reunindo assim todas as condições para tornar o espaço especial.
(Distância: 178 m W)
Situada na praça da Ribeira, é conhecida como a Fonte da Praça da Ribeira ou a Fonte de São João Baptista, sendo este último nome em homenagem ao Santo e padroeiro da cidade.
(Distância: 180 m N)
Deveu-se ao Bispo do Porto D. Frei João Rafael de Mendonça mandar demolir o antigo paço para surgir um novo, obras que se prolongaram por vários anos.
(Distância: 188 m NE)
A construção das Muralhas deveu-se ao facto de, no séc. XIV, o Porto ter uma grande expansão urbana.
(Distância: 201 m W)
Das 18 portas e postigos da Muralha Fernandina, construída no século XIV, este é o único que se manteve até aos nossos dias.
(Distância: 213 m N)
A Casa do Cabido, situada no largo da Sé, pertence ao conjunto do Paço Episcopal da Sé. Foi construída no século XVI para haver uma separação dos cónegos e do bispo.