Com início do seu projeto de construção em 1916, iniciando a construção quatro anos depois com o seu término em 1957, transformou-se neste verdadeiro símbolo da cidade do Porto.

Construção

Câmara Municipal do Porto
Câmara Municipal do Porto

Na sequência do novo planeamento para o centro da cidade e com a nova abertura da Avenida dos Aliados, em que esta apresenta o melhor da arquitetura da época com os seus edifícios laterais, o edifício dos Paços do Concelho completa o circulo desta arquitetura, situando-se centrado no norte da avenida e transformando-se num verdadeiro ex-libris desta mesma avenida.

Esta expansão da cidade necessitou de um edifício que lhe permitisse colmatar a necessidade dos Paços de Concelho à altura da localidade.

Com início do seu projeto de construção em 1916, só se veio a realizar quatro anos depois com o seu término em 1957, devido às inúmeras interrupções e alterações ao projeto inicial. Transformou-se assim neste verdadeiro símbolo da cidade do Porto e no majestoso edifício albergado na avenida.

Descrição

Câmara Municipal do Porto

Este elegante edifício de construção em granito é formado por seis pisos, uma cave e dois pátios interiores. Ao centro, uma torre de setenta metros de altura com cobertura em cúpula e um relógio de carrilhão. O acesso é feito por duas rampas laterais.

De planta trapezoidal desenvolvida horizontalmente, com a fachada principal orientada a sul, é formado por três pisos delimitados por frisos, com varandas balaustradas. O primeiro piso é formado por portais engradados em arco de volta perfeita, com o portal central ladeado por dois atlantes que servem de base da varanda principal.

Câmara Municipal do Porto
Câmara Municipal do Porto

O andar nobre corresponde ao segundo registo, formado por um varandim, que abriga igualmente sete pórticos em verga reta ladeados por pares de colunas dóricas, encimados por óculos com grinaldas. Excetua-se o vão central que é rematado em arco de volta perfeita, com aduela ao centro.

O terceiro registo é finalizado por arcadas de vinte um vãos, distribuídos em conjuntos de três. Estes são intervalados por doze esculturas representando as várias atividades ligadas à cidade como a viticultura, indústria e navegação.

Câmara Municipal do Porto
Câmara Municipal do Porto

As laterais apresentam-se uniformemente, com sobriedade, e com numerosos rasgos de vãos de portas e janelas, todas em verga reta, distribuídos também uniformemente pelos seis pisos. O quinto piso é rematado por modilhões simetricamente repartidos.

O sexto piso em mansarda, ligeiramente mais recuado e recortado, apresenta-se revestido por placas de ardósia em tipo de escamas, preenchido por aberturas em verga reta.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 08.986' W 008 36.643'  (41.14977, -8.61072)

Temas / Tags

Santo Ildefonso, publicado em por