Um elemento patrimonial com um significado poderoso, como foi o Pelourinho, a melhor situação que poderia ter é estar em frente ao Edifício dos Antigos Paços do Concelho.
Contudo o seu levantamento está referenciado com data incerta, na certeza de que, e segundo dados concretos, em 1758 estava erguido junto ao tribunal e cadeia. Somente em 1844 a localidade foi elevada à categoria de Vila.
Sobre uma plataforma de três degraus quadrangulares de aresta, em que o primeiro está ligeiramente embutido no solo, a coluna cilíndrica e lisa, com um ligeiro galbado e encimado por um anelete rebordante, levanta-se sobre uma base de paralelepípedo liso, encimado por tabuleiro quadrangular.
É rematado por um grande tabuleiro quadrangular, com pequenos pilaretes cilíndricos, e rematados por anéis rebordantes e meias esferas, erguendo-se um em cada ângulo.
Ao centro ergue-se uma larga pedra de armas decorada com o escudo nacional coroado, entre a rica ornamentação barroca. O escudo parece fazer conjunto com o que encima a porta do Edifício dos Antigos Paços do Concelho.
É desde 1933 que o Pelourinho está classificado como Imóvel de Interesse Público.