Esta capela surgiu de uma pequena ermida ou oratório dedicado a São Francisco, mas não se sabe a data em que foi instituída nem a época a que remonta o primitivo oratório.
História


Tal como a capela de Santo António, esta surgiu de uma pequena ermida ou oratório dedicado a São Francisco, onde funcionava uma confraria que dispunha de alguns recursos.
Não se sabe todavia a data em que foi instituída nem a época em que remonta o primitivo oratório. Apenas é possível perceber que esta primeira construção foi demolida em 1734 para dar lugar à capela que hoje conhecemos, oficialmente sagrada em 1743.
No lintel da porta a data de 1737 corresponde, muito possivelmente, à conclusão dos trabalhos em pedraria, prolongando-se nos anos seguintes a campanha decorativa no interior.
Após a reconstrução da igreja teve início a obra da casa-hospício, situada ao lado da capela, tendo sido entregue à Ordem Terceira de São Francisco. Esta liga-se ao templo através de um muro com merlões aberto por dois portões, e o seu edifício pauta-se pelo seu enorme despojamento.
Fachada
A fachada principal, com pilastras nos cunhais, encimada por um pináculo e no lado oposto por uma torre sineira, é interrompida por um brasão encimado por cruz. Ao centro abre-se o portal de verga curva, com cornija saliente e frontão triangular interrompido pelo nicho que, por sua vez, é flanqueado por duas janelas de linhas retas.
No tímpano, e beneficiando de um maior destaque, está o emblema da Irmandade. A sineira é coroada por um frontão de volutas.
Interior
Capela de uma só nave e capela-mor retangulares, revestem-se de especial interesse os diversos elementos de talha dourada e polícroma.
Salientam-se os retábulos colaterais, cortando os ângulos da nave, e o retábulo-mor. É possível que estes trabalhos sejam já da época posterior, uma vez que acusam uma depuração mais próxima de gosto neoclássico.
O teto em estuque exibe motivos geométricos.
Localização
A capela situa-se ao centro de Freamunde, no Largo de São Francisco.