Pelourinho de Sousel

A primeira referência que se conhece de Sousel existe no foral de Estremoz dado por D. Afonso III em 1258. No entanto a vila só foi fundada, segundo a tradição e sem confirmação histórica, por D. Nuno Álvares Pereira antes da batalha dos Atoleiros ocorrida em 6 de abril de 1384, próximo da atual Fronteira.

Sendo Sousel sede de concelho desde o século XVII, no entanto foi erguido, ainda no início do século XVI, o pelourinho que está situado na atual Praça da República junto do edifício da Câmara Municipal.

Não sendo o pelourinho original, que em 1940 se encontrava desmantelado e conservado parte nas instalações camarárias e parte em particulares, foi reconstruído no século XX a partir desses elementos do original.

Descrição

Sobre um soco de quatro degraus quadrados, o fuste oitavado liso ergue-se sobre uma base paralelepipédica, terminado no capitel e remate decorado com quatro cabeças humanas orientadas segundo os pontos cardeais. Os ferros de sujeição no cimo do fuste terminam em cabeça de dragão.

Classificação

O Pelourinho está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 57.170' W 007 40.537'  (38.95283, -7.67562)

Temas / Tags

Sousel, publicado em por