Locais a Visitar no Concelho de Monforte

Apeadeiro de Assumar (Assumar)

Este apeadeiro faz parte da Linha do Leste, entre as Estações de Crato e Elvas, tendo entrado ao serviço em 4 de julho de 1863. Havia em 1913 diligências entre este apeadeiro e Arronches.

Biblioteca Municipal de Monforte (Monforte)

Uma biblioteca pública inaugurada em 2006 no local do antigo Mosteiro do Bom Jesus, com oferta em livros, publicações, gravações vídeo, música, e ainda espaço para iniciativas pedagógicas.

Câmara Municipal de Monforte (Monforte)

Câmara Municipal de Monforte - Praça da República, Apartado 4 - 7450-115 Monforte

Capela de Santo Aleixo (Santo Aleixo)

Uma capela recente, dedicada a Santo Aleixo, que está situada nos limites oeste da localidade, em que se destaca a cor branca das paredes. Na frente da igreja, onde se abre a porta principal, existe um pequeno alpendre e uma cruz na parede ao lado.

Centro Cultural de Vaiamonte (Vaiamonte)
Um espaço preparado para eventos culturais, com capacidade para 200 pessoas, situado num largo aberto, com árvores e bancos.

Igreja de Nossa Senhora dos Milagres (Assumar)

A Igreja Matriz de Assumar, dedicada a Nossa Senhora dos Milagres, já é referida em 1262 em que o rei D. Afonso III doa a Santa Cruz de Coimbra os dízimos desta igreja em conjunto com a Igreja de Arronches.

Igreja de Santa Madalena (Monforte)

Igreja de Santa Madalena, referenciada no século XIII, está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Igreja Matriz de Vaiamonte (Vaiamonte)
Dedicada a Santo António, é uma construção do século XVI mas remodelada no século XVIII, destaca-se a rande torre sineira com coruchéu piramidal e a fachada com a porta em arco abatido.

Igreja Paroquial de Santo Aleixo (Santo Aleixo)

Uma construção por volta do século XVIII, tendo a povoação desenvolvido à volta desta, é constituída por nave única, destaca-se a escadaria que antecede a entrada e a sineira no lado direito.

Junta de Freguesia de Vaiamonte (Vaiamonte)
Conquistada aos mouros por D. Sancho II, por volta de 1240, pode ter iniciado no morro que hoje se conhece por Cabeça de Vaiamonte e movida para a base do morro onde haveria melhores terras.