O que vemos atualmente, situado na praça Dr. Santa Clara, é uma réplica do original, pois este foi destruído e os segmentos que restaram foram para o Museu Municipal.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.
Este ponto está situado na localidade Elvas, na freguesia Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.
(Distância: 18 m SE)
As obras da igreja duraram catorze anos, começaram em 1543 e terminaram em 1557, sobre uma outra com o nome de Madalena. O convento foi fundado em 1528.
(Distância: 31 m E)
Do século XIX, é de arquitetura romântica. Inicialmente teve como nome a Porta de Tempre, em referência ao combate da Ordem do Templo contra os Mouros, tendo rompido a muralha por este lado.
(Distância: 34 m S)
No centro histórico de Elvas e próximo da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, a edificação situa-se no século XX, mais concretamente no ano de 1930, no lugar onde existia o Convento das Domínicas.
(Distância: 82 m NE)
Datada do século XIII, foi construída num local onde se encontrava uma mesquita. Desde o século XVI até ao século XIX, o templo sofreu várias modificações até ao atual. A capela-mor original é setecentista e as laterais, de talha dourada, são do século XVII.
(Distância: 108 m S)
A Sé de Elvas, teve o início das suas obras em 1517 e abriu ao culto em 1537. Construção de Francisco de Arruda, que também trabalhava ao mesmo tempo no Aqueduto da Amoreira.
(Distância: 118 m NE)
Sendo este castelo de origem islâmica, esta muralha envolvia a parte mais alta de Elvas da qual existem alguns vestígios como casarios, ruas e uma das portas da muralha.
(Distância: 129 m S)
(Distância: 157 m SW)
Este templo foi construído em homenagem ao Santo por iniciativa dos populares, devido a estes terem encontrado a imagem junto da muralha islâmica, em 1515.
(Distância: 157 m SW)
(Distância: 163 m NE)
Fortificação Islâmica, foi reconstruído nos séculos XIII e XIV, tomando só no século XVI a atual forma. Foi testemunho de grandes acontecimentos, como por exemplo tratados de paz.