Este artigo resume os locais a visitar que pode encontrar em Elvas e que estão aqui apresentados, mostrando a sua localização no mapa.

Aqueduto da Amoreira (Elvas)

Em 1537, no reinado de D. João III, designou o arquitecto Francisco de Arruda para executar o aqueduto de Elvas, começando as obras neste mesmo ano.

Arco de Santa Clara ou Porta de Tempre (Elvas)

Do séc. XIX, é de arquitectura romântica. Inicialmente teve como nome a Porta de Tempre, em referência ao combate da Ordem do Templo contra os Mouros.

Biblioteca Municipal e Museu (Elvas)

Tanto a biblioteca como o museu estão num edifício que foi colégio Jesuíta. É datado do séc. XVII, no local onde está edificada uma igreja denominada de Santiago, de 1282.

Capela de Nossa Senhora da Conceição (Elvas)

Construída no ano de 1743, designada por Real Capela, está edificada sobre a Porta da Esquina da muralha seiscentista, após esta última ser erigida.

Castelo de Elvas (Elvas)

Fortificação Islâmica, foi reconstruído nos séc. XIII e XIV, tomando só no séc. XVI a atual forma. Foi testemunho de grandes acontecimentos, como por exemplo tratados de paz.

Cisterna (Elvas)

A cisterna é um edifício abobadado com um reservatório com capacidade de 2.300 metros cúbicos de água. No exterior tem uma fonte com um tanque de quatro bicas encimadas por mármore.

Convento de São Domingos (Elvas)

O Convento de São Domingos foi fundado em 1267, construído sobre uma Ermida da Nossa Senhora dos Mártires. Sofreu alterações no séc. XV e no séc. XVII.

Convento de São João de Deus (Elvas)

Tendo em 1641 D. João IV ordenado a construção de Hospitais Militares, este instalou-se numa parte do Convento.

Fonte da Misericórdia (Elvas)

Fonte construída no ano 1622, sob a traça do arquiteto da Casa Real. Em 1951 a fonte foi mudada para o atual largo vinte e cinco de Abril.

Fonte de São Lourenço (Elvas)

Mandada construir na segunda metade do séc. XVIII, está situada no mesmo local onde já existia uma outra fonte de S. Lourenço, esta seiscentista.
Outros locais a visitar
Forte de Santa Luzia, a mais completa fortificação seiscentista do País.
Forte da Graça, do séc. XVIII.
Fonte de São Vicente, do séc. XVII.
Parque de Campismo.
Museu com secções de arqueologia, etnografia, belas artes, etc.
Parque da Piedade, onde se realiza a romaria ao Senhor Jesus da Piedade.
Jardim Municipal.
Miradouros do adarve do castelo, da Torre Fernandina, do Forte da Graça, do Forte de Santa Luzia.