Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa
(1) - Mosteiro
Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa
(2) - Mosteiro
Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa
(3) - Interior

O Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, da Ordem do Hospital, é o mais importante mosteiro fortificado da Península Ibérica.

Com a transferência da sede da Ordem do Hospital para o Crato, que tinha sido doada por D. Sancho II à Ordem, o respetivo prior, D. Álvaro Gonçalves Pereira, pai de Nuno Álvares Pereira, logo fez construir uma capela. O crescimento da Ordem do Hospital fez com que se tornasse necessária a construção do mosteiro, que foi fundado em 1356 e se tornou na sede da Ordem.

Compõem o mosteiro a igreja-fortaleza construída em estilo gótico, o paço que foi alterado no século XVI e as dependências conventuais. Todos estes componentes foram modificados ao longo dos tempos, mas mantendo a imagem original gótica.

Foi instalado no mosteiro o Núcleo de Escultura Medieval do Museu Nacional de Arte Antiga depois de 2009, além de uma Pousada desde 1995.

(Fotos de (1) hottholler [2] - Flickr [1], CC BY 2.0, Wikipedia -- (2) Sacavem1 and http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio:Sacavem (wikipédia user) - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, Wikipedia -- (3) Editorportuguês - Obra do próprio, Domínio público, Wikipedia)

Classificação

O Mosteiro da Ordem do Hospital de Flor da Rosa está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 18.392' W 007 38.891'  (39.30653, -7.64818)

Temas / Tags

Crato, publicado em por