Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Nossa Senhora da Conceição

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Matriz do Crato, é uma igreja gótica, maneirista e barroca fundada no século XIII. Depois de uma reedificação no século XV, a estrutura exterior da capela-mor foi acrescentada no século XVI, tal como as capelas laterais e outros elementos. O órgão foi criado no final do século XVIII.

A torre sineira está anexada à fachada, num plano avançado e sobreposto a parte da fachada. Contém duas ventanas em arco de volta perfeita nas faces dianteira e posterior e uma nas laterais, para os sinos. Os cunhais são sobrepostos por urnas e a torre termina em pirâmide acentuada.

A fachada é aberta pela porta principal de moldura retangular sobreposta por um tímpano triangular interrompido com um pequeno nicho ao centro. O portal é encimado por um janelão igualmente retangular e ladeado à esquerda por uma janela oval. A fachada é antecedida por uma escadaria a toda a largura do recinto.

De planta longitudinal, a igreja é composta por três naves de cinco tramos limitados por arcos quebrados e capela-mor de dois tramos. O arco triunfal de volta perfeita separa a nave da capela-mor. A capela-mor dividida em duas partes, em que a segunda parte foi acrescentada no século XVII, foi revestida de painéis de azulejos azuis e brancos representando a vida da Virgem.

Classificação

A igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1944.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 17.049' W 007 38.681'  (39.28415, -7.64468)

Temas / Tags

Crato, publicado em por