Divisão Administrativa

MapaO País divide-se em distritos. Existem 18 distritos em Portugal Continental, mais as duas regiões autónomas dos Açores e Madeira. Cada distrito é governado localmente pelo respectivo Governo Civil, Governo Regional em Açores e Madeira.

Cada distrito e cada região autónoma subdivide-se em concelhos. Por exemplo, no distrito de Aveiro existem 19 concelhos, que pode ver listados na página correspondente a este distrito. Cada concelho é gerido localmente pela respectiva Câmara Municipal.

Cada concelho subdivide-se em freguesias. Por exemplo, o concelho de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, é composto pelas freguesias de Graça, Pedrógão Grande e Vila Facaia. Pode ver a lista das freguesias na página correspondente a cada concelho. Cada freguesia é gerida localmente pela respectiva Junta de Freguesia. Cada concelho inclui várias localidades, à excepção dos concelhos de Lisboa e Porto, que incluem só a área urbana correspondentes a estas duas cidades.

Os arquipélagos dos Açores e Madeira são um caso especial da divisão administrativa portuguesa.

Têm os seus próprios governos autónomos, sendo por isso denominados de Regiões Autónomas.

Não. Uma vila ou uma cidade pode estar dividida em várias freguesias, mas na maior parte dos casos uma freguesia inclui várias localidades.

Por exemplo, a vila de Sintra divide-se por três freguesias, "Santa Maria e São Miguel", "S. Martinho" e "S. Pedro". No entanto, cada uma destas três freguesias inclui outras localidades vizinhas de Sintra, além de uma parte da vila.

Em 2013 houve uma reorganização administrativa em que várias freguesias se juntaram numa única. Sintra foi um desses casos, em que as três freguesias se juntaram numa única com a denominação de "Freguesia de Sintra". Na mesma forma, essa freguesia (ou União de Freguesias) inclui localidades vizinhas de Sintra.

Duas excepções a este caso, são as cidades de Lisboa e do Porto. Nestes casos, a cidade corresponde exactamente ao concelho e exactamente aos limites da totalidade das freguesias que as compõem, não tendo por isso outras localidades.

Segundo a restruturação administrativa em 2013, diversas freguesias foram agrupadas criando-se as Uniões de Freguesias. Em alguns casos mantiveram-se, nas anteriores sedes de freguesia, representações da União.

Por exemplo, as freguesias de Manique do Intendente, Maçussa e Vila Nova de S. Pedro, do concelho de Azambuja, uniram-se num único agrupamento que tem a designação de União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa.

Outro exemplo é no Concelho de Sintra. A vila, até 2013, estava dividida por três freguesias, Santa Maria e S. Miguel, São Pedro de Penaferrim e São Martinho. Depois das reorganização estas 3 freguesias ficaram juntas passando a vila de Sintra a pertencer à União das Freguesias de Sintra: Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim.

Em Portugal existem 18 distritos e 2 regiões autónomas. Pode consultar na Lista dos Concelhos por Distrito.

Existem 308 concelhos. Em cada página de distrito encontra a lista de concelhos. Por exemplo no Distrito de Viseu.

Antes da restruturação administrativa de 2013 existiam 4260 freguesias. Atualmente existem 3092 freguesias, incluindo as Uniões de Freguesias.

Segundo os Censos 2011, do Instituto Nacional de Estatística, existem 33065 lugares. Note-se que alguns lugares incluem povoações vizinhas que se consideram, segundo o INE, integradas. Se considerarmos todas as localidades e pequenas povoações separadas podemos considerar que em Portugal existem mais de 50000 lugares.