Descrição

Igreja Matriz de Santa Cruz
Frontal da igreja
Igreja Matriz de Santa Cruz
Torre sineira

Tem como seu orago São Salvador, o qual dá o nome à igreja. A edificação foi resultante de um pedido a D. Manuel I, dado que a existente já não albergava a população de então. Sob um estilo gótico-manuelino, esta faz parte dos templos mais interessantes fora do Funchal.

A Igreja de São Salvador foi erguida na recuperação da Capela das Almas, em que a obra quinhentista é marcada pela torre sineira coroada com a Cruz de Cristo. Apresenta um portal gótico encimado por uma rosácea em tímpano.

A torre apresenta cunhais e arcos de volta perfeita vincados por cantaria, contrastando com o branco dos panos. A cobertura da torre é em pirâmide de oito faces com moldura. Acima das sineiras estão os relógios.

Interior

Igreja Matriz de Santa Cruz
Interior da igreja

O interior é formado por três naves com fortes pilares octogonais sustentando os arcos quebrados. Os tetos são em madeira pintada e a iluminação é feita através das frestas que encimam os entre arcos.

A capela-mor é precedida por um arco quebrado encimado por uma reprodução da Última Ceia de Leonardo da Vinci. A cobertura é em abóbada de cruzaria de ogivas, decorada com trechos manuelinos.

Localização

A Igreja Matriz situa-se no mesmo jardim da Câmara Municipal, em frente desta.

Coordenadas GPS: N 32 41.299' W 016 47.562'  (32.68832, -16.79270)

Temas / Tags

Santa Cruz, publicado em por