Nascido no Continente em 1385 e escudeiro do Infante D. Henrique, foi com João Gonçalves Zarco em direcção à Madeira, de que fizeram o reconhecimento e povoamento.

Biografia

Tristão Vaz Teixeira

Cordiais saudações, e sejam bem vindos à minha humilde terra de Machico. Se chegaram até aqui, não poderão ir embora sem me conhecerem primeiro.

Nasci no Continente em 1385 e fui, segundo contou Zurara, escudeiro do Infante D. Henrique, e com ele participei na conquista de Ceuta em 1415, tendo-me aí armado Cavaleiro. Após o socorro a Ceuta cruzei-me no Algarve com a Armada do João Gonçalves Zarco.

Depois da minha amizade com o João, pedimos autorização ao Infante para participarmos numa expedição a África. Com a autorização, seguimos viagem e acabámos por ser desviados, acabando por terras de Porto Santo, tendo sido batizado com este nome devido ao dia de Todos os Santos. Estávamos no ano de 1419, e ficámos responsáveis pela colonização desta pequena ilha.

Um ano depois rumamos em direcção à Madeira, e começámos a fazer o reconhecimento desta. Em 1425 começámos com o seu povoamento. Nesta ação, fiquei com a parte Oriental e o João com a Ocidental. Por isto, fui agraciado com a capitania do Machico.

Depois de me tornar verdadeiramente famoso fiz várias expedições a África com caravelas minhas. Estive desterrado na minha jurisdição, por abuso de autoridade, tendo sido levantada em 1452.

Casei em 1420 com a minha prima Branca Teixeira, da qual adoptei o sobrenome, e desta união a descendência foi numerosa. Como tinha alguns negócios em Silves, regressei para tomar conta deles. Aqui faleci, decorria o ano de 1480. E assim foi a minha vida, tendo a minha descendência ficado na Ilha da Madeira.

Localização

Este ponto está situado na localidade Machico, na freguesia Machico.

Para me visitarem, estão aqui as minhas Coordenadas GPS: N 32 43.117' W 016 45.948'  (32.71862, -16.76580)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja Matriz de Machico

Igreja Matriz de Machico - Visitar Portugal

(Distância: 39 m W)
Com três mudanças de nome, este templo deve-se à grande vontade de Branca Teixeira, filha do primeiro capitão donatário Tristão Vaz Teixeira.

Junta de Freguesia de Machico

Junta de Freguesia de Machico - Visitar Portugal

(Distância: 101 m SE)

Capela dos Milagres

Capela dos Milagres - Visitar Portugal

(Distância: 146 m E)
Do século XV, a que esta capela é identificada, só restam a parte do portal ogival e o arco triunfal. Aqui se realizou a primeira missa no dia seguinte ao descobrimento da ilha.

Forte de Nossa Senhora do Amparo

Forte de Nossa Senhora do Amparo - Visitar Portugal

(Distância: 152 m SE)
Este Forte de Nossa Senhora do Amparo foi palco de vários acontecimentos desde o ano de 1706 em que foi erguido pelas mãos do Capitão Francisco Dias Franco.

Praça Principal

Praça Principal - Visitar Portugal

(Distância: 156 m S)
Praceta 25 de Abril, assim é chamada a principal praça da zona histórica que nos dá acesso à Baía de Machico, formando uma pequena praia com o mesmo nome, única e verdadeiramente pura com a areia branca.

Passeio Marítimo de Machico

Passeio Marítimo de Machico - Visitar Portugal

(Distância: 210 m SE)

Igreja Nova Apostólica

Igreja Nova Apostólica - Visitar Portugal

(Distância: 211 m W)

Câmara Municipal de Machico

Câmara Municipal de Machico - Visitar Portugal

(Distância: 212 m SW)
Edifício dos anos vinte do último século, de planta quadrangular de dois pisos, com uma fachada de três corpos, com a parte central mais recuada.

Fórum Machico

Fórum Machico - Visitar Portugal

(Distância: 276 m S)

gif