Daqui também, e com sorte, poderá ver as Ilhas Desertas, se o dia estiver limpo.
A praça tem no seu lado esquerdo a Fortaleza de Nossa Senhora do Amparo a vigiar a Baía do Machico. Em frente desta estão serviços da restauração permitindo que nas épocas quentes os locais e visitantes não só se possam refrescar interiormente com exteriormente.
Este ponto está situado na localidade Machico, na freguesia Machico.
(Distância: 41 m NE)
Este Forte de Nossa Senhora do Amparo foi palco de vários acontecimentos desde o ano de 1706 em que foi erguido pelas mãos do Capitão Francisco Dias Franco.
(Distância: 115 m N)
(Distância: 117 m E)
(Distância: 140 m S)
(Distância: 148 m N)
(Distância: 156 m N)
Nascido no Continente em 1385 e escudeiro do Infante D. Henrique, foi com João Gonçalves Zarco em direcção à Madeira, de que fizeram o reconhecimento e povoamento.
(Distância: 180 m NW)
Com três mudanças de nome, este templo deve-se à grande vontade de Branca Teixeira, filha do primeiro capitão donatário Tristão Vaz Teixeira.
(Distância: 209 m NE)
Do século XV, a que esta capela é identificada, só restam a parte do portal ogival e o arco triunfal. Aqui se realizou a primeira missa no dia seguinte ao descobrimento da ilha.
(Distância: 229 m W)
Edifício dos anos vinte do último século, de planta quadrangular de dois pisos, com uma fachada de três corpos, com a parte central mais recuada.
(Distância: 305 m NW)