Forte de Nossa Senhora do Amparo
Forte de Nossa Senhora do Amparo
Forte de Nossa Senhora do Amparo
Forte de Nossa Senhora do Amparo - interior

Este Forte de Nossa Senhora do Amparo foi palco de vários acontecimentos desde o ano de 1706 em que foi erguido pelas mãos do Capitão Francisco Dias Franco, segundo a inscrição epigráfica sobre o portão de armas. Tinha cumplicidade com o Forte de São João Baptista em cruzar fogos para defesa do ancoradouro contra os ataques dos corsários e piratas nesta região do Oceano Atlântico.

Forte de Nossa Senhora do Amparo - interior
Forte de Nossa Senhora do Amparo - interior

Também foi importante entre os anos de 1828 e 1834, no contexto da Guerra Civil Portuguesa e por ocasião do desembarque das tropas Miguelistas que visavam erradicar o Regime Liberal na Madeira, e com isto foi o último forte da ilha a capitular.

Com a Implantação da República, em 1910, o forte sofreu mais um pequeno golpe ao ser-lhe retirada a Coroa da pedras de Armas sobre o portão. Em 1940 este forte foi entregue à Guarda Fiscal, sendo em 1993 doado ao Governo Regional da Madeira.

É de planta triangular, com um dos seus ângulos voltados para o mar e um outro voltado para terra. Neste último, o portão de armas em cantaria rija de arco de volta perfeita, encimado por um frontão em estilo Barroco.

Classificação

Todos este factos fizeram com que se encontre classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 32 43.050' W 016 45.892'  (32.71750, -16.76487)

Temas / Tags

Machico, publicado em por