Capela dos Milagres
Do século XV, a que esta capela é identificada, só restam a parte do portal ogival e o arco triunfal. Aqui se realizou a primeira missa no dia seguinte ao descobrimento da ilha.
Temas / Tags
Capela dos Milagres
Exterior da capela

Também neste lugar se realizou a primeira missa no dia seguinte ao descobrimento da ilha, fazendo-se um voto de ali se erguer uma capela, invocando a Cristo. E por conseguinte foi uma das primeiras capelas existentes na Madeira.

Decorria o ano de 1803 quando ocorreu um aluvião que a danificou completamente, arrastando o crucifixo para o mar que foi recolhido por uma galera americana, quase intacto. A partir deste momento a capela mudou de nome para Senhor dos Milagres. Foi novamente destruída em 1862, por ameaçar ruína, e de novo reerguida em 1883.

Descrição

Capela dos Milagres
Nave e capela-mor

É de planta longitudinal, formada por nave e capela-mor retangulares. O portal em cantaria de arco quebrado está enquadrado numa empena triangular, encimado por um óculo redondo com um vitral e Cruz de Cristo.

No seu interior, ao lado do Evangelho, o púlpito redondo é em madeira pintada com escada de madeira e baldaquino e dois altares de talha tardo barroca. No arco triunfal, pleno em cantaria marmoreada, as armas nacionais desenhadas sob uma cortina pintada de vermelho com borlas.

Classificação

Este pequeno templo é classificado como Imóvel de Interesse Público.

Veja Também

  • Veja outros pontos de interesse
  • Outras localidades deste concelho Machico

Localização

Coordenadas GPS: N 32 43.141' W 016 45.859'  (32.71902, -16.76432)
Machico, publicado em por