Imperador Áustria Carlos Harbsburgo
Imperador
da Áustria

Nasci na região da Áustria Inferior, a 17 de agosto de 1887, no Castelo de Persenbeug, sendo o primogénito do Arquiduque Otto e da Princesa Maria Josefina de Saxónica. Na altura reinava o Imperador Francisco José I, meu Tio-Avô.

Uma educação expressamente católica viria a reger um pouco a minha vida, inclusivamente nas decisões mais importantes. Casei em 1911 com a Princesa Zita de Borbone e Palma, e esta união foi contemplada com oito filhos.

Com o assassinato do Imperador Francisco José, o que originou a 1ª Guerra Mundial, fui coroado Imperador da Áustria a 21 de novembro de 1916 e coroado Rei apostólico da Hungria a 30 de dezembro desse mesmo ano. Contudo foi curto o meu reinado, pois terminou em 1918 justamente com o término da Guerra.

Como rei tentei manter a paz, tentando inclusivamente apoiar o Papa Bento XV. Neste sentido fiz duas tentativas, que acabaram falhadas, para implantar a minha autoridade na Hungria. Estas tentativas falhadas e o receio do Papa Bento XV do poder comunista se implantar na Europa Central tornaram a situação mais difícil para mim.

Por estas razões acabei exilado na ilha da Madeira, com a minha mulher, a Imperatriz Zita, a 19 de Novembro de 1921. No início da minha estadia alojei-me na Villa Victória, para depois passar para o Reids Hotel, e finalmente mudei-me para a Quinta do Monte com os meus filhos.

Aqui, vim a falecer a 1 de abril de 1922, com uma pneumonia. Fui sepultado na Igreja da Nossa Senhora do Monte, e o Papa João Paulo II beatificou-me em Roma a 3 de outubro de 2004. Não disse meu nome propositadamente, deixo-o ao vosso cuidado e, se não conseguirem, sempre podem ir ao lugar do Monte na Madeira.

Coordenadas GPS: N 32 40.549' W 016 54.156'  (32.67582, -16.90260)

Temas / Tags

Monte, publicado em por