Decorria o ano de 1514 quando a Sé do Funchal foi terminada, por ordem de D. Manuel, tendo sido criada neste mesmo ano a Diocese do Funchal através de Bula do Papa Leão X.

Origem

Sé Catedral - frontal
Fachada frontal
Sé Catedral - lateral
Fachada lateral
Sé Catedral
Sé Catedral
Sé Catedral - torre
Torre

Com esta elevação a Diocese tornou-se na maior do mundo, tendo como sufragâneas as dioceses do Império Colonial desde do Brasil ao Oriente, passando por África.

Descrição

Sé Catedral - portal
Portal
Sé Catedral - interior - altar
Interior
Sé Catedral - interior - coro
Coro-Alto
Sé Catedral - interior - altar-mor
Altar-Mor

Tem como caraterística uma mistura arquitetónica como manuelina, mudéjar, maneirista, barroca, rococó e revivalista, e segue uma estrutura gótica mendicante como as de Silves e Lamego. De planta em cruz, é composta por três naves escalonadas, permitido luz directa.

Sé Catedral - interior - teto
Teto
Sé Catedral - interior - altar lateral
Altar lateral
Sé Catedral - interior - altar lateral
Altar lateral

A sua fachada principal é rasgada por um portal de arquivoltas apontadas rematadas em canopial e rosácea. As fachadas laterais com porta travessa e frestas, a da esquerda possui a Torre Sineira com coruchéu revestidos a azulejos.

No seu interior possui um maravilhoso tecto em madeira da ilha. As molduras dos vãos são de inscrições tipicamente manuelinas. A cobertura das naves e transepto têm tetos de alfarge. Os retábulos do transepto são em talha dourada maneirista de dois andares e três eixos e os da nave são mais tardios, com estrutura e decoração rococó.

Localização

Coordenadas GPS: N 32 38.886' W 016 54.517'  (32.64810, -16.90862)

Temas / Tags

Funchal, publicado em por