João Gonçalves Zarco
João Gonçalves Zarco, donatário da Ilha da Madeira, navegador português e cavaleiro fidalgo da casa do Infante D. Henrique.
Temas / Tags
João Gonçalves Zarco
João Gonçalves
Zarco

Saudações, meus caros visitantes;

Desde já vou apresentar-me mesmo com o meu nome indicado aos meus pés. Sou o João Gonçalves Zarco, e como donatário vou guiar-vos por esta maravilhosa e pequena terra.

Nasci no continente em 1390, sou navegador português e cavaleiro fidalgo da casa do Infante D. Henrique. Como Comandante das Barcas, o Infante convidou-me para povoar e administrar a Ilha da Madeira, mais concretamente na zona do Funchal, o que veio a acontecer a partir de 1425.

Claro que o meu curriculum é extraordinário, incluindo o meu último serviço prestado na conquista de Ceuta, em 1415. Por isso, aceitei o convite do Infante D. Henrique e trouxe comigo o meu grande amigo Tristão Vaz Teixeira.

Quando lá chegamos, eu fiquei com a Capitania do Funchal, enquanto o Tristão ficou com a Capitania de Machico. Como conseguimos o povoamento e a colonização, fomos nomeados capitães-donatários desta nossa ilha. E aqui fiquei até à morte em 1471.

Pois então, como vos prometi, serei o vosso guia e nada melhor que indicar-vos a continuação em estar neste site. Quero já agradecer por me terem acompanhado nesta viagem e, quando quiserem, sabem onde me encontrar.

Veja Também

  • Veja outros pontos de interesse
  • Outras localidades deste concelho Funchal

Localização

Para ser mais fácil, deixo aqui as minhas Coordenadas GPS: N 32 38.873' W 016 54.583'  (32.64788, -16.90972)
Funchal, publicado em por