Forte de Santiago
Forte de Santiago
A Fortaleza surgiu para defesa da Cidade, tendo sido iniciada ainda na Dinastia Filipina de acordo com uma inscrição no Portão de Armas, e terminada em de 1614.

No tempo em que Portugal tinha o domínio quase absoluto das rotas dos mares do norte menosprezou a importante função destas ilhas e consequentemente da Cidade do Funchal. Por estas e outras razões, o Funchal começou a ser cobiçado pelos corsários.

Fortaleza de Santiago
Envolvente do Forte
Fortaleza de Santiago
Forte
Fortaleza de Santiago
Forte

Perante este facto surgiu a Fortaleza para defesa da Cidade, tendo sido iniciada ainda na Dinastia Filipina de acordo com uma inscrição no Portão de Armas, e terminado no ano de 1614. Entretanto foi sofrendo obras complementares de aumentos, com os primeiros terminados em 1637, fechando assim do lado leste as muralhas da cidade e contribuindo para as necessidades da cidade de então.

No ano de 1767 teve o início de uma nova ampliação juntamente com uma reedificação, tomando o actual aspecto, restando apenas, da fortaleza inicial, uma das escadarias que estabelecia a comunicação entre a esplanada média e a baixa, onde se encontra a cisterna.

Fortaleza de Santiago
Forte
Fortaleza de Santiago
Forte

No século XIX foi construída a casa do Governador na fortaleza, alterando assim o volume estrutural da mesma. No início do século XX, mais concretamente em 1901, sofreu pequenos melhoramentos com a visita dos Monarcas Portugueses D. Carlos I e a sua mulher. Ainda nos meados deste século passou a ser ocupada pela Liga dos Combatentes, uma vez que até então o espaço estava desocupado.

Em 1974 os novos inquilinos desta Fortaleza, a Polícia do Exército, que instalou o Esquadrão de Lanceiros do Funchal e permaneceu até 1992, ano em esta foi cedida ao Governo Regional da Madeira, tendo sido requalificada para Museu da Arte Contemporânea do Funchal.

Localização

Este ponto está situado na localidade Funchal, na freguesia Funchal (Santa Maria Maior).

Coordenadas GPS: N 32 38.804' W 016 53.916'  (32.64673, -16.89860)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja de Santa Maria Maior

Igreja de Santa Maria Maior - Visitar Portugal

(Distância: 86 m E)
Esta igreja veio substituir a Igreja de Nossa Senhora do Calhau, que era matriz da freguesia, onde estava a imagem de S. Tiago Menor, totalmente destruída por um aluvião em 1803.

Capela do Corpo Santo

Capela do Corpo Santo - Visitar Portugal

(Distância: 164 m NW)
Esta capela foi edificada pela fé dos pescadores locais, sendo dos finais do séc. XV, restando atualmente o portal gótico de arquivolta relevado.

Rua de Santa Maria

Rua de Santa Maria - Visitar Portugal

(Distância: 239 m NW)
A Rua de Santa Maria tornou-se na mais histórica do Funchal, o ex-libris da cidade, mais concretamente da parte velha do Funchal.

Capela de Nossa Senhora da Oliveira

Capela de Nossa Senhora da Oliveira - Visitar Portugal

(Distância: 466 m W)
A devoção dos crentes foi possivelmente o que fez com que esta capela mudasse de nome para o atual Nossa Senhora de Oliveira. A edificação data de 1683.

Mercado dos Lavradores

Mercado dos Lavradores - Visitar Portugal

(Distância: 564 m W)
Arquitectura modernista do estado novo, com o propósito de abastecer a cidade, tornou-se num ex-libris da cidade do Funchal.

Conde da Barca

Conde da Barca - Visitar Portugal

(Distância: 567 m NW)
O nome de uma pessoa que marcou um pouco a história de Portugal e mais ainda no Brasil, o "Conde da Barca" é oriundo de Ponte da Barca, no Continente.

Vista Geral III - Praça da Autonomia

Vista Geral III - Praça da Autonomia - Visitar Portugal

(Distância: 596 m W)
Foto tirada na Avenida do Mar à Praça da Autonomia, tendo como pano de fundo a encosta da Ilha.

Muralha da Fortaleza de São Felipe

Muralha da Fortaleza de São Felipe - Visitar Portugal

(Distância: 651 m W)
Situada na Praça da Autonomia, entre as ribeiras de Santa Luzia e João Gomes, pode-se ver fragmentos da muralha da Fortaleza de São Felipe edificada em 1581.

Fonte no centro do Funchal

Fonte no centro do Funchal - Visitar Portugal

(Distância: 686 m W)
Situada na rua principal da zona histórica da baixa da cidade, é mais um pequeno monumento que no seu tempo teve o seu papel principal.

Portão dos Varadouros

Portão dos Varadouros - Visitar Portugal

(Distância: 767 m W)
Este Portão dos Varadouros foi a parte integrante das muralhas que circundavam a cidade. Era uma das cinco portas existentes na cidade, que dava acesso ao varadouro de embarcações na antiga Praia do Calhau.

gif