Igreja da Misericórdia

Situada no centro histórico da cidade, a Igreja da Misericórdia é considerada a mais bela e valiosa das igrejas da cidade. Incorpora o conjunto de edifícios da Misericórdia, como o Hospital e a sede da instituição. Foi construída para substituir a igreja do antigo hospital que na altura se chamava de Espírito Santo, que lhe era contígua e estava em muito mau estado.

Edificada entre 1681 e 1710, sob um estilo barroco, é constituída de uma só nave coberta em abóbada de berço, onde figuram as armas reais portugueses de D. João V e da comenda da Ordem de Cristo. Possui coro alto sobre o portal principal, sustentado por duas colunas jónicas assentes em altos socos, cada uma delas com uma pia de água benta em mármore em forma de concha. Neste temos um pequeno cadeiral encimado por uma tela representando a "Última Ceia". O coro está unido por uma mísula a outro espaço lateral onde se encontra o órgão de oito registos e um teclado.

Igreja da Misericórdia - altar-mor
Igreja da Misericórdia - coro
Igreja da Misericórdia - azulejos
Igreja da Misericórdia - púlpito

A nave possui um púlpito de talha dourada e pintada sobre uma peanha de mármore rosa. Até à altura deste, as paredes da nave estão cobertas de azulejos combinando magnificamente a decoração azulejar e arquitetura do edifício. Em frente existe um cadeiral dos mesários da Santa Casa da Misericórdia. O altar-mor, ladeado por outros dois altares laterais, está embutido nos magníficos e maravilhosos mármores de cores rosa e cinza. Os altares do retábulo-mor são em talha dourada, pertencentes ao início do século XVIII.

Finalmente o exterior, com a fachada apresentando o rasgo do portal principal em verga reta encimado por aletas concheadas, com as armas reais. Esta está ladeada por duas janelas retangulares. É finalizada por um óculo em tímpano, possuindo um sino no lado esquerdo.

Coordenadas GPS: N 39 05.502' W 009 15.557'  (39.09170, -9.25928)

Temas / Tags

Torres Vedras, publicado em por