Em Fetais, freguesia de Santo Quintino, a Capela de Nossa Senhora da Saúde é construção do século XVIII. Está situada numa elevação de terreno, com acesso por uma escadaria.

Fachada

Capela de Fetais
Capela e acesso
Capela de Fetais
Fachada frontal

A fachada é composta pelo portal ladeado por duas janelas gradeadas e sobreposto por outra janela, todos em moldura retangular. A empena triangular é sobreposta por uma pequena cruz e ladeada pela pequena sineira em arco de volta perfeita.

A entrada é antecedida por uma grande escadaria para vencer a inclinação do terreno onde está implantada.

Interior

Capela de Fetais
Interior da capela
Capela de Fetais
Interior da capela

No interior, as paredes são integralmente cobertas de azulejos de padrões. No lado esquerdo da capela está situado o púlpito com acesso por uma escada no interior da capela.

A capela-mor retangular é ladeada por dois nichos, com a imagem da Senhora de Fátima à esquerda. Sobre o arco triunfal, que separa a capela-mor da nave também retangular da capela, destaca-se um painel de azulejos com a padroeira, a Senhora da Saúde.

Exterior

Capela de Fetais
Lateral e terreno anexo
Capela de Fetais
Cruzeiro e terreiro frontal

Ao lado e à frente da capela, um grande espaço permite a realização de festas ou outros eventos. O terreno anexo à capela contém ainda um parque infantil. No terreno frontal existe um cruzeiro simples.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 01.629' W 009 06.820'  (39.02715, -9.11367)

Temas / Tags

Santo Quintino, publicado em por