Locais a Visitar na Freguesia de Santa Maria Maior

Arco Triunfal da Rua Augusta (Santa Maria Maior)

Um arco no início da rua mais importante da Baixa Lisboeta, a separá-la da Praça do Comércio, foi concluído em 1873.

Avenida Ribeira das Naus (Santa Maria Maior)

Esta avenida liga a Praça do Comércio ao Cais do Sodré. Foi o local onde se construíram muitas das naus para os descobrimentos portugueses.

Basílica dos Mártires (Santa Maria Maior)

A atual Basílica de Nossa Senhora dos Mártires, num projeto de Reinaldo Manuel dos Santos do século XVIII, foi construída em estilo barroco tardio e neoclássico.

Cais das Colunas (Santa Maria Maior)

Situado na Praça do Comércio, este cais era o local de embarque e desembarque de figuras importantes, como por exemplo a Rainha Isabel II de Inglaterra.

Capela de Nossa Senhora da Saúde (Santa Maria Maior)

Esta capela foi construída em 1505, sendo dedicada a São Sebastião. Tendo acolhido a imagem de Nossa Senhora da Saúde em 1662, ficou a partir daí com essa designação.

Casa dos Bicos ou Casa dos Diamantes (Santa Maria Maior)

A Casa dos Bicos ou Casa dos Diamantes foi construída em 1523 a mando de D. Brás de Albuquerque, filho do segundo governador da Índia portuguesa.

Castelo de S. Jorge (Santa Maria Maior)

Crê-se que neste local existia algum sistema defensivo na época anterior à romana. Registos do século VIII referem a existência de uma fortificação.

Chafariz d'El Rei (Santa Maria Maior)

O Chafariz d\'El-Rei poderá ter sido construído no séc. XIII para aproveitar as excelentes águas da atual Alfama.

Chafariz do Carmo (Santa Maria Maior)

Após a reforma pombalina que se seguiu ao terramoto de 1755, foi iniciada a construção deste chafariz em 1769 para fornecer água à população que residia naquela zona.

Elevador de Santa Justa (Santa Maria Maior)

É conhecido pelos dois nomes de Elevador de Santa Justa e de Elevador do Carmo por ter o início e o fim na Rua de Santa Justa e no Largo do Carmo, num desnível de 45 metros