Aqui existiu a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia de Lisboa que foi destruída pelo Terramoto de 1755. Foi construída esta igreja, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

História

Igreja da Conceição Velha - Fachada
Fachada sul

Aqui existiu a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia de Lisboa, que era na altura o segundo maior templo da Lisboa manuelina, logo a seguir ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, e era também a primeira sede da Misericórdia em Portugal. Sendo destruída pelo Terramoto de 1755, no seu local foi construída esta igreja atual, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

Tendo também ruído a Igreja da Conceição, denominada de Velha por existir uma nova Igreja da Conceição, e havendo alguma confusão dos nomes logo após o terramoto de 1755, no local onde tinha sido a Igreja da Misericórdia foi construída uma nova igreja, a que foi então dado o nome de Conceição Velha.

Alguns elementos da antiga Igreja da Misericórdia foram aproveitados para a nova igreja, como o portal lateral mainelado, duas janelas e a Capela do Santíssimo Sacramento que foi adaptada para capela-mor. O portal sul passou então a ser o principal, que se situa em frente do altar-mor, anteriormente altar lateral.

Descrição

Igreja da Conceição Velha - Senhora da Misericórdia
Senhora da Misericórdia
Igreja da Conceição Velha - Portal sul e janelões
Portal sul e janelões

A fachada é composta pelo portal manuelino mainelado em arco redondo encimado por um tímpano em alto relevo que representa a Virgem da Misericórdia que guarda sob o seu manto aberto várias figuras em posição ajoelhada. Entre estas figuras destaca-se o rei D. Manuel I e sua irmã D. Leonor, bem como o papa Leão X.

O portal é ladeado por pilastras também decoradas em alto-relevo e ladeado por dois janelões também em arco redondo.

Todo o conjunto da fachada é encimado por um tímpano triangular, simples.

Igreja da Conceição Velha - Nave - Altar-mor
Nave - Altar-mor
Igreja da Conceição Velha - Altar-mor
Altar-mor
Igreja da Conceição Velha - Lateral direita
Lateral direita
Igreja da Conceição Velha - Lateral esquerda
Lateral esquerda
Igreja da Conceição Velha - Capela lateral
Capela
lateral
Igreja da Conceição Velha - Coro alto e órgão
Coro alto e órgão

O interior de nave única e capela-mor retangular, é completado com uma capela e altares laterais e coro-alto com um pequeno órgão de tubos. É decorado com diversas esculturas e talhas, onde se pode ainda admirar o revestimento de azulejos e estuques do século XVIII.

Classificação

Esta igreja está classificada como Monumento Nacional desde 1910.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 42.526' W 009 08.052'  (38.70877, -9.13420)

Referências

Temas / Tags

Santa Maria Maior, publicado em por