Locais a Visitar na Freguesia do Lumiar

Capela de São Sebastião (Lumiar)

Situada no centro do largo com a mesma denominação, este pequeno templo religioso do início do século XVI faz parte do conjunto do Paço do Lumiar.

Fonte de São João Batista (Lumiar)

Denominada também de Chafariz do Boneco, está situada no Largo Júlio de Castilho ao lado do Palácio de Angeja.

Igreja Paroquial do Lumiar (Lumiar)

De nome de São João Batista, está situada no largo com o mesmo nome. O templo original foi edificado no séc. XIII em terrenos do Rei D. Afonso III.

Museu Nacional do Traje (Lumiar)

O Museu Nacional do Traje, instalado no Palácio Angeja-Palmela, mostra o traje português desde o século XVIII até à atualidade.

Palacete da Quinta do Pisani (Lumiar)

Com as denominações de Palácio Burnay e Quinta do Mineiro, o palacete neoclássico do século XIX situa-se a poucos metros do Largo de São Sebastião.

Palácio Angeja / Palmela (Lumiar)

Orientado para o Largo Júlio de Castilho, este palacete foi edificado sobre o antigo Paço de D. Afonso Sanches após o terramoto de 1755.

Palácio dos Condes de Vimioso (Lumiar)

Edifício de uma arquitetura civil maneirista, edificada para residência dos Condes de Vimioso no séc. XVII, foi remodelado em séculos posteriores.

Palácio dos Condes do Paço (Lumiar)

Situado ao lado do Palácio da Quinta de Pisani, este é mais um palacete residencial de campo, com a respetiva quinta, possivelmente dos sécs. XVIII a XIX.

Palácio dos Duques de Palmela (Lumiar)

Com várias denominações, faz, com o Palácio Monteiro-Mor e a Igreja de São Sebastião, o Largo de São Sebastião.

Palácio Monteiro-Mor (Lumiar)

Este edifício é a casa-mãe de um complexo formado por outro palácio, anexos, jardins e terrenos anexos, totalizando uma área de onze hectares.