Esta escultura foi construída em estafe por ocasião da Exposição do Mundo Português de 1940 e refeito em betão armado e pedra entre 1958 e 1960.

A reconstrução, entre 1958 e 1960, foi feita pelos escultores António Leopoldo de Almeida, Ângelo Cotinelli e António Pardal Monteiro, em betão armado e pedra rosal de Leiria.

Foi inaugurado em janeiro de 1960 pelas comemorações dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique.

Descrição

A escultura representa um navio com três velas que avança pelo Rio Tejo. Inclui 32 figuras nas duas rampas laterais, que representam personalidades dos descobrimentos, mas também das letras e das artes, guerreiros e evangelizadores. Na proa está o Infante D. Henrique em destaque.

Todos apresentam indumentária típica da época dos descobrimentos, os séculos XV e XVI.

No paredão sobre as velas vemos as armas portuguesas do século XVI. A parte posterior do padrão, em toda a sua altura, representa uma espada decorada no punho com a Cruz de Avis. É na base desta espada que se encontra a porta de entrada para o monumento.

Atualidade

Desde 1985 contém um auditório e diversas salas para exposições temporárias. No topo da construção, para onde é possível subir, obtém-se uma bela vista sobre o Rio Tejo e a zona ocidental de Lisboa.

Localização

Este ponto está situado na localidade Belém, na freguesia Belém.

Coordenadas GPS: N 38 41.623' W 009 12.337'  (38.69372, -9.20562)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Centro Cultural de Belém

Centro Cultural de Belém - Visitar Portugal

(Distância: 270 m NW)
A construção do Centro Cultural de Belém foi iniciada em setembro de 1988 e concluída em setembro de 1992, com a finalidade de ter, em 1992, a presidência portuguesa da União Europeia.

Jardim da Praça do Império

Jardim da Praça do Império - Visitar Portugal

(Distância: 290 m N)
O Jardim da Praça do Império é um jardim situado entre o Mosteiro dos Jerónimos, o Centro Cultural de Belém e o Rio Tejo.

Farol de Belém

Farol de Belém - Visitar Portugal

(Distância: 303 m W)
Esta torre é um falso farol e que nunca funcionou. Foi construído para a Exposição do Mundo Português em 1940 fazendo parte das histórias dos descobrimentos, sendo apenas um elemento turístico situado entre a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos.

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos - Visitar Portugal

(Distância: 419 m N)
O Mosteiro dos Jerónimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém foi começado a construir no início do século XVI, pertencente à Ordem de São Jerónimo.

Museu Nacional da Arqueologia

Museu Nacional da Arqueologia - Visitar Portugal

(Distância: 442 m NW)
O Museu Nacional de Arqueologia foi fundado em 1893, situando-se no antigo dormitório do Mosteiro dos Jerónimos, na ala ocidental. Abriu as portas ao público em 1906.

Museu da Marinha

Museu da Marinha - Visitar Portugal

(Distância: 465 m NW)
O museu foi criado em 1863 quando o rei D. Luís determinou que fosse feita uma colecção de objetos relacionados com a atividade marítima portuguesa.

Jardim Vasco da Gama

Jardim Vasco da Gama - Visitar Portugal

(Distância: 477 m NE)
Este jardim, situado próximo da Praça do Império, foi construído na década de 1980 num projeto do arquiteto António Saraiva.

Planetário Calouste Gulbenkian

Planetário Calouste Gulbenkian - Visitar Portugal

(Distância: 523 m NW)
O Planetário Calouste Gulbenkian, situado em Belém junto do Mosteiro dos Jerónimos, foi inaugurado em 20 de julho de 1965.

Museu da Presidência da República

Museu da Presidência da República - Visitar Portugal

(Distância: 549 m NE)
O Museu da Presidência da República situa-se, desde 2004, nas antigas cocheiras do Palácio Nacional de Belém.

Palácio Nacional de Belém

Palácio Nacional de Belém - Visitar Portugal

(Distância: 575 m NE)
O Palácio de Belém, atualmente a residência Oficial do Presidente da República, foi construído em 1559 por D. Manuel de Portugal, filho de D. Francisco de Portugal, 1.º Conde de Vimioso.

gif