O Jardim da Praça do Império é um jardim situado entre o Mosteiro dos Jerónimos, o Centro Cultural de Belém e o Rio Tejo.

O Jardim

Jardim da Praça do Império

O Jardim da Praça do Império é um jardim situado entre o Mosteiro dos Jerónimos, o Centro Cultural de Belém e o Rio Tejo.

Este jardim foi construído em 1940 para a "Exposição do Mundo Português", evento comemorativo dos 800 anos da Independência de Portugal e dos 300 anos da Restauração da Independência. Antes deste acontecimento era uma praia conhecida como "praia do Restelo".

Decoração do Jardim

O lago central é rodeado por brasões atribuídos a navegadores. Ao longo do jardim estão 30 brasões representando as armas das cidades capitais dos distritos portugueses, os arquipélagos e as ex-colónias. Existem ainda dois escudos, o da Ordem de Avis e o da Ordem de Cristo, e um Relógio de Sol.

No lado sul da Praça existem dois lagos ladeados por dois grupos escultóricos que representam figuras míticas de dois cavalos com cauda de animais marinhos.

Local de Descanso e de Visitas

A localização deste jardim faz com que se tenha uma excelente vista sobre o Rio Tejo e a margem sul.

Neste espaço pode-se passar umas horas excelentes em família e com crianças, sendo um excelente espaço para as suas brincadeiras. Sendo habitualmente rodeado por postos de venda de produtos alimentares, podemos ali passar um dia inteiro muito agradável.

Nas proximidades existem locais de visita obrigatória, como sendo o Mosteiro dos Jerónimos, o Centro Cultural de Belém, o Planetário, os Museus da Marinha, da Arqueologia, dos Coches e da Presidência da República e o Padrão dos Descobrimentos. Um pouco mais longe, a Torre de Belém, além do passeio ao longo da margem do rio.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 41.778' W 009 12.308'  (38.69630, -9.20513)

Referências

Temas / Tags

Belém, publicado em por