Igreja de São Domingos de Rana
Vista aérea da igreja
Igreja de São Domingos de Rana
Fachada da igreja

A Igreja de São Domingos de Rana ou Igreja de São Domingos de Gusmão, paroquial de São Domingos de Rana, é uma construção do século XVI.

Segundo uma lenda, São Domingos costumava caminhar pela zona do Alto da Rana, levando a que os populares acreditassem que o santo queria que ali fosse construída uma igreja. A igreja foi então construída no local onde o viam mais vezes.

Tendo sido danificada pelo terramoto de 1755, a igreja foi reedificada apenas no século seguinte, de acordo com a data que se pode ver no relógio de sol da torre sineira.

A fachada é aberta pela porta principal encimada por três janelas, todas as aberturas em arco perfeito. A janela central é maior do que as laterais, cortando o friso que separa a fachada do frontão curvado terminado pela cruz.

A fachada está ladeada pelas duas torres sineiras com as ventanas dos sinos e um coruchéu a terminar, ladeado por quatro pináculos.

No interior é composta por uma só nave e capela-mor, com diversos altares laterais dedicados a Nossa Senhora das Almas, São Sebastião, Nossa Senhora do Monte Carmo, Santa Rita e Jesus Cristo.

Na capela-mor destaca-se o painel com um retábulo neo-clássico representando a Ceia do Senhor.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 42.149' W 009 20.467'  (38.70248, -9.34112)

Temas / Tags

São Domingos de Rana, publicado em por