Junta de Freguesia de Estoril

Estoril foi uma freguesia do concelho de Cascais que se agregou à freguesia de Cascais pela reorganização de 2013, formando a União das duas freguesias, com sede em Cascais mas com representação no Estoril.

O topónimo de Estoril pode vir da urze ou torga ou estorga, planta que existia na região, sendo o local então denominado de Estorgal ou Estorgil. Outra hipótese aponta para a ave Açor ou Astor, que ali habitava, denominando-se o local então de Astoril. De uma ou de outra derivou o nome de Estoril.

A criação do Casino Estoril no início do século XX deu origem à evolução da povoação, principalmente como centro turístico.

A freguesia do Estoril é criada em 1915, a partir de diversas localidades das freguesias de Cascais, de Alcabideche e de São Domingos de Rana. A estrada marginal, ao longo do mar, construída em 1940 facilita o acesso à freguesia e a sua evolução, tornando-se o mais importante centro turístico da região. Esta estrada veio facilitar o acesso a esta região, dado que até ali o caminho era por estradas de terra batida, com trânsito muito demorado e grande dificuldade de acesso.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 42.208' W 009 23.483'  (38.70347, -9.39138)
Estoril, publicado em por