Igreja do Mosteiro da Nossa Senhora das Virtudes
Igreja do Mosteiro da Nossa Senhora das Virtudes
Igreja do Mosteiro da Nossa Senhora das Virtudes da Ordem de São Francisco, mais um templo religioso ligado a uma lenda, e neste caso pertencente à Igreja de Nossa Senhora das Virtudes pelo aparecimento de uma imagem de Nossa Senhora a um guardador de vacas.
Ig. do Mosteiro N Sra das Virtudes
Fachada frontal
Ig. do Mosteiro N Sra das Virtudes
Fachada lateral

Aconteceu no início do século XV, o qual deu origem a constantes romarias ao local, determinando a construção de um templo primitivo em madeira.

O local tornou-se numa verdadeira devoção crescente de tal modo que, no reinado de D. Duarte e a mando deste, se edificou em anexo um convento, seguindo-se um hospital e outras estruturas ligadas, para assim darem apoio não só à população como também aos peregrinos.

O lugar manteve-se nesta devoção até ao século XIX, começando o início da decadência com a perda da simbologia mariana que até então representava, com o século XX a ser catastrófico, chegando mesmo à ruína. A igreja foi recuperada e reconstruída em 2009 pela Câmara de Azambuja, havendo do convento apenas uma pequena parte de um muro.

Mantendo-se com uma planta quatrocentista, igualmente manteve com a recuperação do edifício elementos como a portal principal em arco quebrado de duas arquivoltas apoiadas sobre colunas com capitéis vegetalistas de recorte tardo-gótico. A porta lateral, num plano mais simples, assemelha-se unicamente no arco quebrado.

Localização

Este ponto está situado na localidade Virtudes, na freguesia Aveiras de Baixo.

Coordenadas GPS: N 39 05.197' W 008 49.711'  (39.08662, -8.82852)

 

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja da Misericórdia de Azambuja

Igreja da Misericórdia de Azambuja - Visitar Portugal

(Distância: 4 km SW)
Das poucas ou talvez a única Igreja da Misericórdia com uma outra denominação, de Espírito Santo, em homenagem aos irmãos que, em 1552, fundaram a Irmandade da Misericórdia de Azambuja.

Painéis Azulejares

Painéis Azulejares - Visitar Portugal

(Distância: 4 km SW)
É muito frequente podermos observar painéis azulejares em muitas estações de caminhos de ferro em Portugal, na sua maioria inativas e em muitas outras activas, como é o caso de Azambuja.

Pelourinho de Azambuja

Pelourinho de Azambuja - Visitar Portugal

(Distância: 4 km SW)
Com dois forais atribuídos, Azambuja tem o seu primeiro no ano de 1272 conseguindo o segundo só em 1513.

Câmara Municipal de Azambuja

Câmara Municipal de Azambuja - Visitar Portugal

(Distância: 4 km SW)
Situado na Praça do Município, este edifício representa o concelho que tem a sua história desde o século III a.C., quando os romanos invadiram a Península Ibérica.

Igreja Matriz de Azambuja

Igreja Matriz de Azambuja - Visitar Portugal

(Distância: 4 km SW)
Com o nome do seu orago de Nossa Senhora da Assunção, teve a sua edificação primitiva no século XIII e uma reconstrução no século XVI após ter sofrido danos consideráveis com o terramoto de 1531.

Palácio dos Condes de Aveiras

Palácio dos Condes de Aveiras - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NW)
Solar dos Condes de Povolide e Palácio da Quinta da Cerca, são as duas denominações igualmente conhecidas para o edifício situado na Rua 25 de Abril, ou Estrada Nacional 366, quase em frente da Igreja Matriz.

Nora

Nora - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NW)
Um dos engenhos de obtenção de água e dos primeiros sistemas existentes em Portugal. Baseia-se numa roda para tirar água de poços, cisternas, reservatórios ou outros e que podem ser manobrados por uma ou mais pessoas e também por animais.

Igreja Matriz de Aveiras de Baixo

Igreja Matriz de Aveiras de Baixo - Visitar Portugal

(Distância: 5 km NW)
Este pequeno templo religioso situa-se face à estrada nacional, num plano mais elevado, sem qualquer identificação própria, desenvolvendo-se numa planta retangular constituída por nave e capela-mor.

A Aldeia de Palhota

A Aldeia de Palhota - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SE)
Na Câmara Municipal do Cartaxo têm-se preocupado em manter a aldeia, com a população que resta, e, desde 2008, desenvolver projetos da sua dinamização.

As cheias do Tejo na Palhota

As cheias do Tejo na Palhota - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SE)
Nesta aldeia da Palhota está, numa das casas, assinalado o nível atingido pelo rio nas cheias ocorridas no dia 11 de fevereiro de 1979. Pelo nível que se vê marcado nesta casa pode-se talvez imaginar como estaria toda a região ribeirinha.

gif