Igreja da Misericórdia de Azambuja
Igreja da Misericórdia

Das poucas ou talvez a única Igreja da Misericórdia com uma outra denominação, de Espírito Santo, em homenagem aos irmãos que, em 1552, fundaram a Irmandade da Misericórdia de Azambuja.

Durante o século XIV a hospedaria já tinha sido entregue à Irmandade, que edificaram a capela no espaço adjacente. Mais tarde o hospital também passou para a administração da Misericórdia, segundo um documento régio.

No século XVII a capela existente foi transformada, igualmente com os espaços do edifício da Irmandade dispostos de forma contígua, desenvolvendo-se longitudinalmente. Contudo, a disposição com que o edifício ficou possibilitou a que no século XVIII, segundo uma inscrição no frontão, se edificasse a atual Igreja da Misericórdia.

Descrição

De planta retangular, de nave única, seguindo o modelo das Misericórdias, na fachada de um único registo podemos ver o portal de moldura de verga reta ladeado por pilastras e encimado por frontão esculpido. É rematado por uma cruz e pináculos, enquadrando o escudo de Portugal ladeado por duas esferas armilares.

À esquerda da fachada está colocada a sineira, também rematada por um frontão triangular, e na lateral do templo apresenta duas janelas de moldura reta rematadas por um friso, ambas de sacada com guarda de ferro.

Classificação

Tal como a Igreja Matriz, também está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 04.194' W 008 51.965'  (39.06990, -8.86608)

Temas / Tags

Azambuja, publicado em por