Largo da República
Largo da República
Largo da República
Largo da República

O centro de Aveiras de Cima define-se pelo Largo da República, local onde se junta a população para conversas, jogos, convívio e tudo o mais.

Largo da República - painel de azulejos
Painel de azulejos

É deste largo que seguem as ruas para norte do concelho, para a entrada da Auto-Estrada do Norte que liga Lisboa ao Porto, para sul, em direção a Azambuja, para leste, em direção a outras localidades da mesma freguesia ou em direção aos concelhos de Cadaval e de Alenquer, para oeste para a parte mais alta da freguesia e para o concelho vizinho do Cartaxo.

É neste largo, ou nas imediações, que se concentram diversos estabelecimentos comerciais, cafés, mercearias, restaurantes, lojas de roupas, recordações, decoração e eletrodomésticos, empresas de serviços, mini-mercados.

Largo da República - atividades do campo
Atividades
do campo
Largo da República - atividades do campo
Atividades
do campo
Largo da República - atividades do campo
Atividades do campo

Neste largo existem duas esculturas em ferro que, em conjunto com um desenho no empedrado do chão, mostram as localidades da freguesia de Aveiras de Cima e as atividades do campo atuais e antigas dessas mesmas localidades.

É também neste largo que se realizam os espetáculos pelos diversos festejos da vila, seja o Dia da Vila, Carnaval, Natal, Festa do Vinho (Ávinho) ou quaisquer outros.

Casa da Câmara
Casa da
Câmara
Casa da Câmara
Placa

Finalmente, é aqui também neste largo que se situa a Casa da Câmara, que teve serviços da Câmara Municipal de Azambuja e onde ainda existe um café.

Antes do arranjo urbanístico ocorrido há poucos anos, situava-se neste largo o Monumento aos Combatentes do Ultramar que agora está num pequeno espaço junto da Igreja Matriz.

Coordenadas GPS: N 39 08.256' W 008 53.980'  (39.13760, -8.89967)
Aveiras de Cima, publicado em por