

O centro de Aveiras de Cima define-se pelo Largo da República, local onde se junta a população para conversas, jogos, convívio e tudo o mais.

É deste largo que seguem as ruas para norte do concelho, para a entrada da Auto-Estrada do Norte que liga Lisboa ao Porto, para sul, em direção a Azambuja, para leste, em direção a outras localidades da mesma freguesia ou em direção aos concelhos de Cadaval e de Alenquer, para oeste para a parte mais alta da freguesia e para o concelho vizinho do Cartaxo.
É neste largo, ou nas imediações, que se concentram diversos estabelecimentos comerciais, cafés, mercearias, restaurantes, lojas de roupas, recordações, decoração e eletrodomésticos, empresas de serviços, mini-mercados.

do campo

do campo

Neste largo existem duas esculturas em ferro que, em conjunto com um desenho no empedrado do chão, mostram as localidades da freguesia de Aveiras de Cima e as atividades do campo atuais e antigas dessas mesmas localidades.
É também neste largo que se realizam os espetáculos pelos diversos festejos da vila, seja o Dia da Vila, Carnaval, Natal, Festa do Vinho (Ávinho) ou quaisquer outros.

Câmara

Finalmente, é aqui também neste largo que se situa a Casa da Câmara, que teve serviços da Câmara Municipal de Azambuja e onde ainda existe um café.
Antes do arranjo urbanístico ocorrido há poucos anos, situava-se neste largo o Monumento aos Combatentes do Ultramar que agora está num pequeno espaço junto da Igreja Matriz.