Cine-Aveiras
À semelhança de muitas outras localidades, também Aveiras de Cima teve a sua sala de cinema e outros espetáculos. Esta sala foi construída nos anos 50 por David Pinto, um empresário da vila, mas está desativada e fechada há mais de 20 anos.
Cine-Aveiras
Cine-Aveiras

Esta é uma construção idêntica a muitas outras da mesma época.

Cine-Aveiras
Cine-Aveiras

Durante várias décadas a sala foi utilizada, além de cinema, para diversos espetáculos, teatro, bailes, concertos e até festas de casamento e comícios políticos.

Cine-Aveiras
Cine-Aveiras

Sendo uma excelente sala de cinema, era frequentada por todos os habitantes da vila e outras localidades vizinhas. Ali havia sessões de cinema à sexta-feira, sábado e Domingo, além de sessões especiais para adultos, durante a semana.

Um dos acontecimentos cinematográficos mais famosos foi a projeção do filme "África Minha". Com várias sessões de projeção, em todas a sala estava cheia havendo mesmo pessoas em pé.

Decadência

Após algum tempo já quase sem atividade, em que estava mais tempos fechado do que aberto, teve a sua última sessão de cinema no princípio da década de 90 com a projeção do filme "Jurassic Park", de 1993, em várias sessões especiais de fim de semana.

A existência das salas de cinema nos Centros Comerciais e as novas tecnologias nessa salas e também as que nos permitem ver filmes sem sair de casa ditaram a decadência desta sala de cinema. Tal como muitas outras assim locais esta sala, que teve em tempos grande vida, ficou transformada no que é agora, um edifício a cair em ruínas, sem qualquer interesse ou significado além da recordação.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Aveiras de Cima
ou neste concelho Azambuja
Outras localidades deste concelho Azambuja

Localização

Coordenadas GPS: N 39 08.224' W 008 54.000'  (39.13707, -8.90000)

Temas / Tags

Aveiras de Cima, publicado em por