Cine-Aveiras
Cine-Aveiras

À semelhança de muitas outras localidades, também Aveiras de Cima teve a sua sala de cinema e outros espetáculos.

Esta sala foi construída nos anos 50 por David Pinto, um empresário da vila, mas está desativada e fechada há mais de 20 anos. É uma construção idêntica a muitas outras da mesma época.

Cine-Aveiras
Cine-Aveiras

Durante várias décadas a sala foi utilizada, além de cinema, para diversos espetáculos, teatro, bailes, concertos e até festas de casamento e comícios políticos.

Sendo uma excelente sala de cinema, era frequentada por todos os habitantes da vila e outras localidades vizinhas. Ali havia sessões de cinema à sexta-feira, sábado e Domingo, além de sessões especiais para adultos, durante a semana.

Cine-Aveiras
Cine-Aveiras

Um dos acontecimentos cinematográficos mais famosos foi a projeção do filme "África Minha". Com várias sessões de projeção, em todas a sala estava cheia havendo mesmo pessoas em pé.

Após algum tempo já quase sem atividade, em que estava mais tempos fechado do que aberto, teve a sua última sessão de cinema no princípio da década de 90 com a projeção do filme "Jurassic Park", de 1993, em várias sessões especiais de fim de semana.

A existência das salas de cinema nos Centros Comerciais e as novas tecnologias nessa salas e também as que nos permitem ver filmes sem sair de casa ditaram a decadência desta sala de cinema. Tal como muitas outras assim locais esta sala, que teve em tempos grande vida, ficou transformada no que é agora, um edifício a cair em ruínas, sem qualquer interesse ou significado além da recordação.

Coordenadas GPS: N 39 08.224' W 008 54.000'  (39.13707, -8.90000)

Temas / Tags

Aveiras de Cima, publicado em por