Igreja de Nossa Senhora da Purificação
Escadaria fachada
frontal e Torre Sineira

Situada no centro da vila, também denominada como Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Purificação, teve a sua edificação no século XVI, em 1530, pelas Clarissas de Vila do Conde juntamente com a população. Estes reclamavam da má localização da antiga Igreja Matriz e da decadência que o edifício mostrava.

Descrição

Desenvolvendo-se longitudinalmente de planta retangular, é formada de nave e capela-mor. A fachada apresenta-se em frontão triangular com torre sineira quadrangular anexada ao templo num plano mais recuado. A fachada está delimitada por cunhais de pilastras finalizadas por pináculos.

Antecedido por degraus para ter acesso ao templo, o portal é rasgado em verga reta sobrepujado de um frontão triangular interrompido por um nicho com a imagem em mármore da Virgem. Este está ladeada por duas portas, também de verga reta, sobrepujadas de frontões curvilíneos.

Por cima das respetivas portas, duas janelas também de verga reta. Para finalizar, a fachada é rematada por um frontão triangular, na qual ao centro está aberta uma janela em meia lua.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 12.533' W 008 57.582'  (39.20888, -8.95970)

Temas / Tags

Alcoentre, publicado em por