Largo Central
Largo Central
e Pelourinho

Palco principal de uma aldeia que em tempos remotos teve um papel mais que importante ao receber o seu primeiro foral de D. Dinis, que fez, desta simples aldeia, vila e sede da comarca e contribuiu assim para um centro de passagem dos monarcas para o norte e vice versa. Assim se manteve até 1855, ano em que perdeu a sua autonomia para Alenquer.

Nesta prestigiada aldeia, com as visitas constantes dos monarcas, foi edificada nesta praça a conhecida e famosa Casa da Rainha, mandada edificar pela Rainha D. Leonor, que aqui se instalava tal como todos os seus convidados.

Com bastantes séculos de prestígio depressa entrou em declínio, sobrando somente esta praça que recebe dois dos quatros monumentos que testemunharam o antigo município, como a Casa da Rainha, agora transformada na Junta de Freguesia, e o Pelourinho que se levanta ao centro da praça. É complementado com a Igreja da Misericórdia.

É assim que atualmente a Aldeia Galega recebe todos os visitantes que por lá passam, passando-se despercebida, a tentar esquecer de que em tempos a aldeia teve o seu prestígio.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 04.909' W 009 06.723'  (39.08182, -9.11205)
Aldeia Galega da Merceana, publicado em por