Capela do Espírito Santo
Capela do
Espírito Santo

Situada no largo com o mesmo nome, com a Igreja Matriz a poucos metros, a capela é dos poucos testemunhos do antigo município que esta aldeia representou.

Acredita-se que este pequeno templo, e segundo testemunhos dos residentes, tenha pertencido a uma quinta situada em frente, a qual já existiria no século XVI. Também nos finais do séc. XVII e inícios do XVIII, e segundo escritos documentais, a capela tinha como anexo um hospital.

Pequena capela de uma nave e capela-mor, com a fachada em triângulo finalizando com uma sineira no lado esquerdo. O rasgo da porta é em verga reta, com um pequeno alpendre coberto por um telhado que está assente em seis colunas e estas num pequeno muro que é interrompido por duas portas, uma frontal e outra lateral. Em cima deste abre-se uma janela em formato de óculo.

No interior é possuidora de um pequeno e rico património que, dadas as circunstâncias de encerramento destes templos religiosos, não foi possível observar. A nave está com a totalidade das paredes revestidas de azulejos do século XVIII. Também deste século é o retábulo em talha dourada e o teto é em madeira pintada com o tema Espírito Santo.

Coordenadas GPS: N 39 04.885' W 009 06.766'  (39.08142, -9.11277)

Temas / Tags

Aldeia Galega da Merceana, publicado em por