Capela de São Silvestre
Este templo religioso foi construído em 1633 e sofreu uma campanha de obras de ampliação como a sacristia, o coro e o alpendre, em 1868. O Padroeiro mudou de Santo António, o padroeiro desde o início, para São Silvestre.

O melhor que as aldeias têm no seu património está espelhado nos templos religiosos que, no caso de Zambujal de Alcaria, está destinado à Capela de São Silvestre.

Capela de São Silvestre
Capela de São Silvestre

Situada à saída de Alcaria a pouco menos de um quilómetro desta localidade, este templo religioso tem a sua história desde a construção realizada em 1633.

A capela sofreu uma campanha de obras de ampliação como a sacristia, o coro e o alpendre, em 1868. O Padroeiro mudou de Santo António, o padroeiro desde o início, para São Silvestre, protetor das agriculturas, numa altura em que setor estava no auge.

Descrição

Capela de São Silvestre
Capela de São Silvestre

De planta retangular com a fachada orientada para oeste, é constituída por nave e capela-mor mais pequena que a nave.

Adossada a esta e no mesmo plano da fachada, alberga a sacristia no correr do edifício até à capela-mor, estando a sineira em arco de volta perfeita a marcar a separação entre a nave e a sacristia.

Na entrada principal com o único rasgo do portal principal, antecede um alpendre. A sul e do lado da sacristia apresenta dois rasgos em verga reta.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Zambujal de Alcaria
ou neste concelho Porto de Mós
Outras localidades deste concelho Porto de Mós

Localização

Coordenadas GPS: N 39 34.363' W 008 47.738'  (39.57272, -8.79563)

Temas / Tags

Zambujal de Alcaria, publicado em por