Locais a Visitar em Porto de Mós

Casa dos Gorjões (Porto de Mós)

A Casa dos Gorjões, ou Casa da Família de Gorjão, é uma casa seiscentista de residência da família, vindo a ser remodelada nos séculos XIX e XX.

Casa Sem Nome (Porto de Mós)

É de realçar também outro edifício de grande porte situado no Largo de São João, no outro lado da Casa dos Gorjões e em frente à fachada principal da Igreja de São João.

Castelo de Porto de Mós (Porto de Mós)

O castelo é de uma arquitetura peculiar diferente dos Castelos habituais, tendo possivelmente sofrido várias transformações no decorrer dos séculos.

Cruzeiro ou Pelourinho de Porto de Mós (Porto de Mós)

Porto de Mós, um concelho cujo estatuto é reconhecido com o primeiro foral atribuído pelo rei D. Dinis, em 1305, confirmado com o novo foral em 1515, pelo rei D. Manuel.

Ermida de Santo António (Porto de Mós)

Bem visível no centro de Porto de Mós devido a um pequeno outeiro ali existente, aqui se localiza uma pequena Ermida de Santo António, do século XVII

Forca (Porto de Mós)

Situada num pequeno outeiro aquela construção é tida como um verdadeiro símbolo medieval por onde passavam todos aqueles que eram apanhados a roubar em flagrante delito.

Igreja de São João Batista (Porto de Mós)

É na freguesia de São João Batista que o centro histórico se centraliza e, como tal, a Igreja Matriz que usa o mesmo nome está nesse canto da Vila.

Igreja de São Pedro (Porto de Mós)

Este templo fazia parte do Convento dos Agostinhos Descalços, havendo a possibilidade de pertencer ao início da segunda metade do século XVII, sendo por isso do estilo barroco.

Paços do Concelho de Porto de Mós (Porto de Mós)

É na freguesia de São João Batista que se encontra a parte mais antiga de Porto de Mós, situando-se o poder central num edifício de uma edificação recente.

Rossio (Porto de Mós)

Na época medieval o termo Rossio era referido a um largo com dimensões razoáveis e aberto, o local do centro em que se juntava a população.