Casa dos Gorjões

Faz parte da zona histórica de Porto de Mós e é uma das casas do Largo de São João que rodeia a Igreja Matriz de São João. A Casa dos Gorjões, também conhecida como Casa da Família de Gorjão, é uma casa seiscentista de residência da família, vindo a ser remodelada nos séculos XIX e XX.

Edificada pelos elementos da família Gorjão, oriundos de França, estes estabeleceram-se em Porto de Mós durante o século XVI, não se sabendo a época. Contudo existe uma porta para o jardim em que se exibe a data de 1630.

Descrição

Edifício de longa fachada, de planta retangular de dois andares divididos por um friso ao nível das janelas de sacada. Os rasgos existentes apresentam molduras retas, exceptuando o portal principal e a janela de sacada que o encima, estes em arco abatido.

No piso térreo, além do portal principal, quatro óculos ovais intermedeiam as quatro portas. No piso superior ou nobre há três portas com guarda em ferro que são alternadas por quatro janelas centrais e duas laterais, todas em guilhotina. A janela central é encimada pelo brasão de armas da família Gorjão.

Classificação

Atualmente este edifício alberga serviços da Câmara Municipal, estando desde 1997 classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 36.135' W 008 48.985'  (39.60225, -8.81642)

Temas / Tags

Porto de Mós, publicado em por