Situada no Largo D. Nuno Álvares Pereira, no centro da vila, encontra-se a Igreja de Nossa Senhora do Amparo e, depois dos anos oitenta, relegada para segundo plano, ficando a ser conhecida como a Igreja Velha.

Antiga Igreja Matriz

História

Este acontecimento, de ficar para segundo plano, deve-se ao facto da lotação do templo não ser já suficiente com o aumento dos fieis.

Um templo que tem a primeira fase da sua cronologia no século XV e que, no decorrer dos séculos, sofreu várias campanhas de obras, com a primeira a acontecer em 1832 referente ao restauro e reconstrução. A segunda campanha de obras realizou-se em 1900, respeitante à torre sineira e novamente a reconstrução, e finalmente em 1910 foi restaurada a pintura da abóbada da capela-mor.

Descrição

Antiga Igreja Matriz
Antiga Igreja Matriz

Desenvolvida longitudinalmente, de planta retangular constituída por nave e capela-mor, esta mais baixa e estreita.

Vemos adossada a esta, à direita, a torre sineira quadrada com quatro sinos e uma cobertura bolbosa, num plano mais recuado.

Deste mesmo lado, uma capela e no lado contrário, a sacristia.

A fachada é delimitada por pilastras nos cunhais é rematada por pináculos, e tem como rasgos o portal principal em verga reta encimada por entablamento que une o janelão, em arco apontado.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 32.533' W 008 42.886'  (39.54222, -8.71477)

Temas / Tags

Mira de Aire, publicado em por