Largo

Largo da Fonte

O pequeno Largo da Fonte corresponde à dimensão da localidade em que tudo parece perfeito quando tudo está ao nosso alcance.

Assim acontece com o largo que se situa precisamente no centro da localidade e à face da estrada que a atravessa, composto por dois elementos essenciais, cada um à sua maneira, como são o fontanário e o cruzeiro.

 

Fontanário

Fontanário

O fontanário, uma construção recente que remonta aos anos cinquenta do século passado, viria a tornar-se em algo importante para a população, não só pelo facto de a água ser canalizada como também, e devido à localização de Mendiga no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, na dificuldade de obtenção de água.

Esta canalização deve-se a outra obra fantástica, a qual ainda hoje persiste, em que os telhados de água recolhem água das chuvas, que chega ao fontanário. Para isso nada melhor do que se situar no centro da localidade.

Cruzeiro

Cruzeiro

O outro elemento igualmente importante, e que vem demonstrar a religiosidade da população, é o cruzeiro que remonta aos anos de 1890.

Situado desde esse tempo no mesmo lugar e, deve-se dizer, estratégico, de facto demonstra uma simples e rara beleza.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 29.895' W 008 50.912'  (39.49825, -8.84853)

Temas / Tags

Mendiga, publicado em por