Junta de Freguesia de Mendiga

A Junta de Freguesia de Mendiga é mencionada não só pelo facto da instituição em si, mas porque neste preciso local onde se encontra o edifício erguia-se a antiga Igreja Matriz. Esta encontra-se desenhada num painel de azulejos existente na fachada principal do dito edifício. A conjugar com a antiga Igreja Matriz, a localidade de Mendiga têm igualmente a sua historia.

Uma história que de alguma maneira remonta ao tempo da nacionalidade ou até mesmo anterior, uma vez que o início da localidade é motivo de discussão, havendo três explicações para a sua existência. A primeira está ligada ao nome da localidade em que, segundo a tradição oral, existiam três casas nas quais teriam habitado uns mendigos.

A segunda versão segue o pensamento de alguns historiadores que desmentem tal facto afirmando que a localidade sempre teve muitos habitantes, inclusivamente alguns desses homens ajudaram D. Fuas Roupinho a tomar Porto de Mós aos Mouros.

A terceira versão, segundo a primeira edição de Couceiro, refere-se a D. Afonso Henriques que em 1165 concedeu o privilégio a quinze homens da região para que povoassem as terras ásperas e despovoadas até Minde. No entanto as primeiras referências à localidade de Mendiga apareceram em 1142, no primeiro Foral de Leiria.

A Junta de Freguesia de Mendiga localiza-se a poucos metros do Largo da Fonte, sendo responsável por cerca de mil habitantes.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 29.927' W 008 50.879'  (39.49878, -8.84798)

Temas / Tags

Mendiga, publicado em por