Mosaico da Igreja Velha na Junta de Freguesia
Mosaico da Igreja Velha na Junta de Freguesia

O irreparável atentado ao património, não só a nível nacional como local, aconteceu em Mendiga com o derrube total da Igreja de São Julião, no ano de 1974. O espaço deixado pelo templo deu origem à Junta de Freguesia.

Não existindo o monumento, este é recordado da única maneira possível numa tentativa de preservar a sua existência através de foto ou desenho. Esta foto mostra um painel que podemos ver no lado direito da fachada da Junta de Freguesia.

Este património remonta ao século XVII e, tal como a história de Mendiga, também o templo religioso tem a sua história. O único elemento religioso que se conjugava com a Igreja, e que ainda resta, é o Cruzeiro que se localiza no Largo da Fonte.

Segundo a imagem do painel, a Igreja de São Julião possuía uma planta retangular. A fachada termina em empena triangular com o rasgo do portal em verga reta encimado por uma pequena janela retangular. À direita e adossada a esta num plano mais adiantado, a torre sineira quadrangular com os quatro sinos que é rematada com a cobertura piramidal.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 29.930' W 008 50.868'  (39.49883, -8.84780)

Temas / Tags

Mendiga, publicado em por